Promotoria de Justiça de Codajás adere campanha contra corrupção
- Criado: Quarta, 18 Agosto 2010 11:54
- Publicado: Quarta, 18 Agosto 2010 11:20
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), por meio da Promotoria de Justiça do município de Codajás, realiza na cidade a campanha “Voto Consciente”. Lançada no dia 21 de julho, a campanha faz parte do Projeto Família Cidadã e tem como objetivo principal promover a conscientização da cidadania, envolvendo as famílias em várias frentes, para que dessa forma haja uma reflexão crítica acerca dos direitos humanos no município.
Realizado no Auditório Francisco Maciel, o lançamento da campanha, foi marcado pela participação de vários setores da sociedade local, como vereadores, professores, líderes religiosos e comunitários. De acordo com o Promotor de Justiça de Codajás, Dr. Vitor Fonseca, a ação começou a partir de um conceito de cidadania colaborativa. “Com a participação da família codajaense, já realizamos vários eventos, a fim de conscientizar a população acerca da compra e venda de votos”, explicou. O Promotor informou ainda que desde janeiro de 2010 já foram realizados treinamentos para líderes comunitários sobre a importância do registro de nascimento, eventos para despertar a vocação profissional de estudantes, curso de capacitação profissional para atendimento ao público, entre outros.
Como desdobramento da campanha, também foi realizado um workshop para 120 professores da rede pública de ensino, com o propósito de pensar e discutir técnicas e métodos para a conscientização dos alunos. “Ao final do evento, os professores relataram suas experiências sobre o combate à corrupção eleitoral e foi proposto o “Voto Consciente” seja o tema da próxima Semana da Pátria”, ressaltou Fonseca.
E as atividades não param por aí. No início de agosto, o Dr. Vitor Fonseca visitou a Escola Estadual Gilberto Mestrinho, onde pôde debater com os alunos do ensino fundamental o papel do jovem na construção democrática de um país livre de corrupção eleitoral. “A ideia era despertar nesses alunos o interesse de discutir com os pais, avós e demais familiares a importância do voto”, afirmou. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e folders com informações para jovens que vão votar pela primeira vez. “Convocamos esses jovens a exercerem seus direitos de voto de forma livre e consciente”, enfatizou.
No último sábado, 14, foi feita a primeira “Caminhada” da ação. O Dr. Vitor Fonseca, junto com voluntários do Família Cidadã, percorreram o centro de Codajás para divulgar a campanha. “Convidamos os moradores a participarem da luta contra a corrupção eleitoral, e todos aderiram o compromisso de livrar Codajás desse descaso”, concluiu o Promotor.