AAMP empossa nova diretoria
- Criado: Quarta, 08 Abril 2015 12:26
- Publicado: Quarta, 08 Abril 2015 12:26
A Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) deu posse ontem, 7 de abril de 2015, à sua nova diretoria, em assembleia geral realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Nova Esperança, Zona Oeste. Eleito por aclamação de seus pares, o promotor de justiça Reinaldo Alberto Nery de Lima foi reconduzido à presidência da instituição, que representa os membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), para o biênio 2015-2017. O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Jefferson Neves de Carvalho, como representante do Procurador-Geral Fábio Monteiro, saudou o presidente reeleito em nome do órgão ministerial. “É com profunda alegria que saúdo, nesta oportunidade, o parceiro e amigo de trabalho, com quem, ao longo dos últimos anos, temos sonhado os mesmos sonhos, almejado os mesmos anseios e partilhado as mesmas responsabilidades”.
A cerimônia foi presidida pelo decano da instituição, procurador de justiça aposentado, Salvador Conte. Na mesa, além de Salvador Conte, tomaram assento o presidente da AAMP, promotor de justiça Reinaldo Nery; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Jefferson Neves de Carvalho, representando o Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro; o Corregedor-Geral de Justiça José Roque Nunes Marques; o secretário de estado para Assuntos Institucionais, procurador de justiça Francisco Cruz, na ocasião representando o governador do estado, José Melo; a presidenta da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cardoso Cavacante; a Procuradora-Chefe do Ministério Público Federal do Amazonas, Tatiana Dornelles; o Procurador-Geral do Município de Manaus, Marcos Cavalcanti, representando o prefeito Artur Neto; o Procurador de Contas Evanildo Santana Bragança, representando o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, Ludimilson Figueiredo de Sá Nogueira; e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Amazonas, Marco Aurélio Choy.
Depois da execução do Hino Nacional Brasileiro, Salvador Conte deu início à assembleia geral para posse da nova diretoria e dos conselhos Fiscal e Consultivo da AAMP, convidando nominalmente os eleitos para assinarem o livro de posse. Em seguida, Salvador Conte declarou empossados os membros da nova diretoria da AAMP para o biênio 2015-2017. Justificando a ausência do Procurador-Geral Fábio Monteiro, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Jefferson Neves de Carvalho, foi o primeiro a discursar, transmitindo as homenagens do Procurador-Geral de Justiça, Carlos Fábio Braga Monteiro, ao presidente da AAMP. Destacando a confiança no desempenho de Reinaldo Nery à frente da AAMP, Jefferson Carvalho desejou êxito ao amigo diante da missão complexa que se prolongaria por mais dois anos. “Estou aqui representando o PGJ, que não pôde estar presente por ter de participar de um evento inadiável. Quero dizer, que confio no seu triunfo porque sei que a missão é complexa, mas o sonho não é maior do que a capacidade de realização do Reinaldo Nery”, enfatizou.
A presidenta da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcante, falou sobre as lutas e desafios enfrentados ao longo dos últimos dois anos junto com Reinaldo Nery, à frente das instituições que representam. Citando Cora Coralina, Norma Cavalcante destacou a amizade e a capacidade de trabalho de Reinaldo Nery, destacando que a reeleição por aclamação marcava o ápice do seu exercício como líder classista. “Quero registrar que sua atuação na luta pela união e aperfeiçoamento do Ministério Público é merecedora de todo o reconhecimento e gratidão, não só de seus pares, mas de toda a sociedade”, afirmou ela.
Em seu discurso de posse, o presidente da AAMP, Reinaldo Nery, cumprimentou nominalmente as autoridades presentes, endereçando, a todos, palavras de agradecimento e carinho pelo apoio recebido ao longo de sua primeira gestão. Reinaldo Nery apresentou um breve balanço das atividades desenvolvidas à frente da AAMP, renovando o próprio compromisso de avançar na busca incessante de melhoria da atuação do MP para a sociedade. Destacando que não tomava posse sozinho, Reinaldo Nery nomeou os membros da diretoria e conselhos da AAMP e lembrou que sua gestão permaneceria tendo como base os princípios da democracia, independência, transparência e ética. “Reafirmo o compromisso de continuar cuidando dos interesses do associado, por meio de uma atuação firme e consistente, efetiva e discreta”, resumiu ele.
O presidente da AAMP disse, ainda, que apoiaria as medidas adotadas pela Procuradoria-Geral de Justiça em prol das condições físicas e estruturais disponibilizadas aos membros do órgão ministerial, fazendo apenas uma ressalva. “Na falta de recursos para atender os interesses de todos, que se priorize as necessidades daqueles que mais precisem”, pediu. Reinaldo Nery concluiu seu discurso de posse, reiterando agradecimentos a Deus, aos seus familiares mais próximos, declarando apoio à criação de novas promotorias de justiça na capital, face ao crescimento populacional da cidade, e, como contribuição ao debate sobre a corrupção, pediu que a responsabilidade dos erros fosse atribuída apenas aos autores. “Não podemos criminalizar de forma generalizada a prática da política”, justificou.
A nova diretoria da AAMP ficou composta da seguinte forma:
Diretoria
Presidente - Reinaldo Alberto Nery deLima
1ª Vice-Presidente - Sheyla Andrade dos Santos
2ª Vice-Presidente - Sílvia Abdala Tuma
Diretor de Secretaria - Paulo Cardoso de Carvalho
1° Diretor Financeiro - Antônio Alves Santana
2° Diretor Financeiro - Jorge Michel Ayres Martins
Diretor de Patrimônio - Leonardo Abinader Nobre
Conselho Fiscal
Titulares:
Antônio José Mancilha
André Lavareda Fonseca
Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos
Suplente:
Christiane Dolzany Araújo
Conselho Consultivo
Titulares:
Maria Eunice Lopes Lucena Bittencourt
Lauro Tavares da Silva
Fernando Antônio Ferreira Lopes
Suplente:
Francisco José de Menezes