Servidores do MP-AM fazem treinamento em segurança

Agentes de Apoio Motorista/Segurança pertencentes ao quadro de servidores efetivos do Ministério Público do Estado do Amazonas participaram, no período de 9 a 15 de março de 2015, do curso de Proteção de Autoridades e Testemunhas, promovido pela Comissão de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento (CCTD) da Polícia Civil. O curso foi concluído no domingo, 15, quando os participantes foram submetidos a exercícios reais de contraemboscada, proteção solo, proteção em formação e exercícios de embarque e desembarque em comboio de dois e três veículos, em diversos pontos da cidade.

O curso foi realizado a partir de uma demanda encaminhada pelo MP-AM à Polícia Civil solicitando apoio na formação de servidores do órgão. Com a parceria, as duas instituições passam a se auxiliar mutuamente em questões relacionadas ao treinamento de servidores que atuem na área de segurança.

Durante o curso, os participantes receberam instruções práticas de exercício de salvamento aquático, defesa pessoal, divisão de escoltas, formação de proteção para desembarque a pé, tiro embarcado, em movimento, giros estacionários e formações de comboio.

No domingo, como prova prática, o corpo de servidores recebeu a incumbência de proteger o magistrado José Ribamar Costa Soares, durante o trajeto do aeroporto Eduardo Gomes, passando pelo Teatro Amazonas e Manauara Shopping, até o Complexo Turístico da Ponta Negra. Segundo o presidente do CTTD e coordenador do Núcleo de Proteção a Autoridades (NPA), José Alberto Chaves do Vale, os participantes tiveram “aproveitamento acima do convencional” ao longo do curso. “O curso foi muito bom e todos estão preparados para a fazer a segurança de autoridades e testemunhas”, finalizou José Aberto.

 

curso seguranca-1

                fotos: Pedro Gomes