Ações do MPEduc começam em Rio Preto da Eva

 

mpduc rio preto 1

 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF-AM), realizou no dia 11 de março de 2015, em Rio Preto da Eva, a primeira reunião com os gestores das escolas da rede pública do município. A reunião marca a implantação do MPEduc no Amazonas e reuniu, além dos membros do MP-AM e MPF, autoridades educacionais do estado e do município, gestores, professores e conselheiros tutelares.

Pela manhã, os membros visitaram a Escola Estadual Raimundo Paz e a Escola Municipal São Francisco.Nesses locais, os membros do MP puderam conhecer os projetos e a situação das escolas, além de conversar com gestores, alunos e professores. Segundo o Promotor de Justiça Daniel Amazonas, já existem bons projetos de educação no município, que precisam ser melhor desenvolvidos. “Precisamos de maior empenho e participação dos pais para estimular o interesse dos alunos pela escola e pela educação”, observou.

 

 

mpedu rio preto da eva visita escola

Pela tarde, houve a reunião no auditório do Tribunal do Júri, que serviu para orientar e estimular o preenchimento do questionário disponibilizado no site do MPEduc. O questionário visa identificar os problemas da educação básica no município, por isso, o Procurador da República Rafael da Silva Rocha, recomendou que fosse preenchido com o “máximo de honestidade”. “Sejam o mais verdadeiros que puderem, para que o MPEduc possa de fato melhorar a educação neste município”, reiterou ele.

A Procuradora da República Bruna Menezes Gomes da Silva destacou a importância da divulgação da audiência Pública, marcada para o próximo dia 13 de abril de 2015. “Precisamos reunir o maior número possível de pessoas na audiência, quando serão definidas as ações para a melhoria da educação no município”, alertou.

O Secretário-Executivo de Educação para o Interior (Seduc Interior), Algemiro Lima Filho, falou sobre a importância do MPEduc para a população do município: “Vamos discutir educação e construir as soluções que a comunidade do Rio Preto precisa”. O presidente do Conselho de Alimentação Escolar do Estado do Amazonas (CAE-AM), Jezenias Souza, também falou da importância do projeto, destacando a participação do CAE no processo de formação escolar dos alunos. “Essa ação é salutar, porque vem pra somar, para tentar melhorar o índice de desenvolvimento educacional no município e no país”, avaliou.