MP-AM promove seminário sobre violência contra a mulher

O Ministério Público do Estado do Amazonas promove, nos dias 26 e 27 de março de 2015, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o II Seminário de Combate à Violência contra a Mulher no Amazonas. O evento, que oferece certificação de 12 horas, faz parte das comemorações pelos 9 anos da lei Maria da Penha e reúne em Manaus autoridades e especialistas ligados ao tema. Os interessados devem fazer sua inscrição no portal do MP-AM, no endereço http://www.mpam.mp.br/index.php?option=com_chronoforms&chronoform=form_II_combate_violencia_contra_mulher

A cerimônia de abertura está marcada para as 8h30. No primeiro dia de programação, a Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Ivana Machado Battaglin, palestra sobre a 'Violência de gênero na sua perspectiva histórica e cultural'. Ivana Battaglin é membro da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público. E, às 11h, a professora da Universidade Federal do Pará e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA, Luanna Tomaz de Souza, fala sobre 'Discursos punitivistas no combate a violência doméstica e familiar cometida contra a mulher'.

No segundo dia de programação, às 9h, a Dra. em Psicologia pela UNB e Diretora da Faculdade de Psicologia (UFAM), Iolete Ribeiro da Silva, fala sobre “a Lei Maria da Penha e o desafio para a construção de relações de gênero igualitárias”. Às 11h, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica (NAMVID/MPRN), fala sobre “Grupos Reflexivos de Homens como estratégia de enfrentamento à violência de gênero”. E, às 14h, a Promotora de Justiça e Professora de Processo Penal da PUC/SP, Valéria Diez Scarance Fernandes, fala sobre “a violência contra a mulher no Brasil e no Mundo: retrospecto histórico, gênero, silêncio da vítima, formas de violência e tendências legislativas ao redor do mundo”. Valéria Fernandes é Vice-Coordenadora da COPEVID e tem doutorado em Direito Processual Penal.

Anexos

FLYER A5 Seminário Violência Contra a Mulher.pdf