Corregedor-Geral de Justiça do MP-AM e membros do Conselho Superior são eleitos

DSC07873

Aconteceu nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2014, a eleição para escolha do Corregedor-Geral do Ministério Publico do Amazonas (MP-AM) e dos membros do Conselho Superior do Ministério Púbico (CSMP). Com um total de 14 votos, foi eleito para o cargo de Corregedor-Geral, o Procurador de Justiça José Roque Nunes Marques, único inscrito e candidato à recondução. Para duas (02) das cinco (05) vagas do CSMP, os mais votados pelos membros do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) foram José Hamilton Saraiva dos Santos (10 votos) e Jussara Maria Pordeus e Silva (07 votos).

Para as três (03) vagas remanescentes, que cabiam à classe de Promotores de Justiça, foram mais votados os Procuradores de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva (com 51 votos), Antonina Maria de Castro do Couto Valle (com 45 votos) e Flávio Ferreira Lopes (com 39 votos). Tendo sido habilitada para duas vagas simultaneamente, Jussara Pordeus optou por uma das vagas, no CSMP, escolhida pelos membros do CPJ, abrindo mão em favor do quarto mais votado entre os membros da classe, o Procurador de Justiça, Públio Caio Bessa Cyrino, que obteve 38 votos.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça do MP-AM, Carlos Fábio Braga Monteiro, que presidiu a Comissão de Eleição, o pleito transcorreu de maneira satisfatória: “A eleição transcorreu de forma muito positiva, a quantidade de candidatos que tivemos, assim como a quantidade de votos que todos os candidatos receberam, o que demonstra um grande equilíbrio, uma vez que tivemos vários candidatos empatados. Isso também demonstra que todos os procuradores que estavam disputando o pleito têm uma enorme receptividade tanto por parte da classe quanto por parte do Colégio. É com muita alegria que vimos uma eleição tranquila, onde todos os colegas que disputaram, colocaram os seus nomes, demonstrando o compromisso que têm com essa função tão importante que é o Conselho Superior e a Classe. Isso também demonstra que todos os procuradores têm total condição em desempenhar essa função tão relevante”, avaliou Fábio Monteiro.

Concorrendo às duas (02) vagas para o CSMP, estavam os Procuradores de Justiça Rita Augusta de Vasconcellos Dias, Flávio Ferreira Lopes, Noeme Tobias de Souza, Suzete Maria dos Santos, Nicolau Libório dos Santos Filho, Jussara Maria Pordeus e Silva, Públio Caio Bessa Cyrino, Antonina Maria de Castro do Couto Valle e José Hamilton Saraiva dos Santos. O mandato dos conselheiros eleitos é de dois anos, com início no primeiro dia útil do mês seguinte a eleição. A posse está prevista para o próximo dia 2 de março.