MP-AM lança cartilha do projeto Conte Até 10

conte ate 10-1

 Na manhã desta sexta-feira, dia 29 de agosto de 2014, o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, lançou oficialmente a cartilha do Projeto Conte Até 10, durante solenidade no auditório Carlos Bandeira de Araujo, na sede do órgão em Manaus. A cerimônia de abertura também contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação, principal parceira na ação, e demais autoridades. “Apoiamos a iniciativa porque entendemos que o ambiente escolar e o professor são formadores de opinião e de futuros cidadãos e, consequentemente, de uma sociedade mais justa e harmônica. Este projeto mostra que é possível transformar através da educação, que não há vencido e nem vencedor na violência e que se formos propagadores da paz seremos vencedores. Por isso, o Ministério Publico abraça e apoia esta campanha de paz”, disse o PGJ.


A Cartilha Conte até 10 será distribuída junto às escolas de ensino médio de todo o Estado. Segundo o coordenador do Grupo de Atuação Especial Regional para Prevenção e Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Lauro Tavares, cada professor e cada aluno receberá um exemplar. "No interior do estado, a cartilha será levada por meio de videoconferências, com o apoio do centro de mídias da Seduc, para que os educadores aprendam como utilizá-la em sala de aula. A ideia da cartilha é usá-la como ferramenta pedagógica para diminuirmos os índices de violência no ambiente escolar, que segundo pesquisas divulgadas pela imprensa são alarmantes”, acrescentou.


O Promotor de Justiça de SP, Antônio Carlos Ozório Nunes, membro auxiliar da Comissão de Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Publico, citou dados de uma pesquisa realizada em 34 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com mais de 100 mil docentes e diretores do ensino fundamental e do ensino médio, com alunos de 11 a 16 anos, ao redor do mundo, destacando que o país está no topo do ranking de violência em escolas. “Tendo em vista este dado alarmante, fico feliz com o comprometimento do MP-AM e o com evolvimento da Secretaria de Estadual de Educação neste trabalho tão significativo,” reiterou.


Para Katia Regina Menezes, titular do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, o projeto é de extrema relevância para tornar a convivência entre alunos e professores mais tranquila e pacifica. “Entendemos e sabemos que nossos professores são alvos deste mal e precisamos de ações como a Cartilha, para que ações como esta extermine ou ao menos minimize a triste realidade que se abate sobre a relação entre professor e aluno", disse.


Ao final da solenidade, o professor e escritor Tenório Teles falou aos presentes e promoveu uma reflexão sobre a importância do real papel do homem na sociedade. Ele utilizou poemas e músicas para agregar valor ao tema. Durante a tarde, coordenadores e gestores das escolas públicas estaduais do Amazonas, aprenderam técnicas de utilização da cartilha dentro das salas de aulas.

 

conte ate 10-2
O lançamento oficial do projeto aconteceu na tarde da última quinta-feira, quando o Procurador Geral de Justiça  participou, ao vivo, de uma teleconferência no centro de mídias da Secretaria de Educação do Amazonas. Na ocasião, o PGJ dirigiu-se aos professores e gestores que lutam pela educação no interior do estado e nas zonas rurais dos municípios, destacando a importância da escola para solucionar o problema da violência e delinquência de adolescentes e jovens, e até mesmo em crianças. "Como espaço privilegiado de convívio e de formação da pessoa, a escola precisa oferecer garantias e qualidade à formação do indivíduo, visando sua perfeita integração à comunidade a sua volta", disse o Promotor Lauro Tavares, coordenador do GAECO e da campanha no Estado.  O objetivo do Conte Até Dez é promover a cultura de paz, cidadania e o respeito aos Direitos Humanos.