FIFA deve acionar na justiça cidade que não realizar a Fan Fest


A Fifa deve acionar na Justiça a cidade que não realizar a Fan Fest, evento com telões e shows musicais para acompanhar os jogos nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Segundo Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, Recife (PE) foi a única cidade que até o momento informou que pode não realizar o evento. As cidades dividem custos com a Fifa e com patrocinadores da entidade.  “É uma obrigação das cidades-sedes realizar a Fan Fest. Está no contrato e há problemas legais caso não seja feita. Não decidimos o que podemos fazer porque ainda não aconteceu isso (a não realização da Fan Fest) e espero que todas as cidades tenham a festa”, disse Weil. Incomoda algumas cidades o fato de terem que arcar com parte dos custos.

A Fifa cede telão, som, faz a proteção do local escolhido com grades, mas a segurança e o pagamento dos artistas, por exemplo, cabem às cidades. O evento é gratuito para as pessoas que queiram participar.“As cidades podem gerar receitas com a Fan Fest, há negociações com parceiros da Fifa, tem a venda de alimentos, de bebidas. É um evento que a Fifa faz desde 2006 e que gera muita procura nas cidades”, disse Weil. No contrato das cidades-sedes com a Fifa há diversas multas estipuladas, se houver problemas na condução da competição.

A não realização da Fan Fest é uma das possibilidades de acionar a cidade na Justiça (valores de multas não são divulgados).O valor para a realização, segundo a Fifa, custa em média R$ 10 milhões, mas este valor pode ser superior, dependendo dos meios de diversão que serão usados na festa. A prefeitura de Recife reclamava que o custo do evento poderia chegar a R$ 20 milhões. “Esse número pode ser reduzido, por isso precisamos conversar com Recife. Esses valores dependem do local da festa, dos shows”, disse Weil. A prefeitura de Recife não vai comentar o assunto. Outras cidades, que não receberão jogos da Copa, procuraram a Fifa para perguntar se, caso Recife caia, poderiam realizar a Fan Fest. Uma das cidades foi João Pessoa, na Paraíba.

 

SEGURANÇA

O diretor de marketing da Fifa informou que não serão permitidos cartazes com manifestações nas Fan Fests, como também já proíbe dentro dos estádio  “Imagine a Fan Fest como um jogo no estádio. A segurança é a mesma, apesar de ser gratuita e entrada. No estádio, alguém pode entrar com uma faixa escondida, pode acontecer. Mas as regras são as mesmas”, disse Weil, que disse não temer que manifestações sociais atrapalhem as Fan Fests.

 

Fonte: Folha de São Paulo