Começa XI Júri Simulado “Promotor João Valente de Azevedo”
- Criado: Quarta, 27 Novembro 2013 15:41
- Publicado: Quarta, 27 Novembro 2013 15:41
A XI edição do Júri Simulado teve inicio nesta quarta-feira, dia 27 de Novembro de 2013, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MP-AM. O concurso, entre estudantes de Direito do Amazonas, tem o objetivo de estreitar o contato do acadêmico com a prática jurídica do julgamento de processos penais sobre crimes contra a vida.
A edição deste ano faz uma homenagem ao Promotor de Justiça e Juiz de Direito aposentado Dr. João Valente de Azevedo, que participou da solenidade de abertura e aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do MP-AM e sua atual administração. " Agradeço ao Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, pela indicação. Colega de profissão e de Tribunal do Júri, Dr. Francisco é um homem honrado e com um talento incontestável", disse. A Promotora de Justiça e Secretária Geral do MP-AM, Lucíola Valois, representou o PGJ na solenidade e falou aos participantes sobre a importância do evento. A abertura contou também a participação do Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, presidente da comissão julgadora do XI Júri Simulado.
Participam desta edição as seguintes instituições de ensino superior: ESBAM, Martha Falcão, Uninorte, UFAM e UEA, que se confrontam até o dia 29, sexta-feira.
O Homenageado
João Valente de Azevedo nasceu em Manaus no dia 08 de dezembro de 1936, é casado e pai de 07 filhos. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, e aos 23 anos de idade, exerceu a função de Secretário de Segurança Pública por três vezes, nos governos de Danilo Areosa e José Lindoso. Era considerado o "mascote" do alto escalão do Governo, por sua dedicação e atuação. João Valente também foi Advogado de Ofício do Estado e participou do projeto que daria origem à Defensoria Pública. Ainda atuou como Professor de Direito e Legislação na Escola Solon de Lucena, durante 22 anos.
Aprovado no concurso para o Ministério Público, assumiu o cargo de Promotor de Justiça, tendo atuado nas Comarcas de Boca do Acre, Pauiní, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Iranduba, finalizando a carreira como Promotor junto ao Tribunal do Júri. Após 10 anos como Membro doParquet, fez concurso para o Poder Judiciário e assumiu o cargo de Juiz da Vara de Crimes de Trânsito, quando se aposentou após 56 anos de vida pública.