CNMP apresenta nova fase do Portal da Transparência

 

 

apresentacao do novo portal da transparência
 
Unificar as informações de salários, gastos e investimentos de todo o Ministério Público em uma só ferramenta de pesquisa: esse é o desafio do Portal da Transparência, proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público em palestra no 4º Congresso Brasileiro de Gestão. "Nossa intenção é facilitar ao máximo o acesso do cidadão às informações, bem como a melhor gestão dos dados disponibilizados pelo próprio Ministério Público", afirmou Michel Betenjane Romano (foto), promotor de Justiça em São Paulo, membro auxiliar do CNMP e integrante do Comitê Gestor do Portal da Transparência.
 
A ferramenta irá concentrar todos os dados dos MPs participantes, possibilitando a consulta dinâmica, buscas comparativas, geração de gráficos e outras possibilidades. O usuário poderá, por exemplo, buscar pelo nome de uma empresa e verificar se ela tem algum contrato com o Ministério Público, ou comparar os dados dos Ministérios Públicos de dois estados.
 
Do lado da alimentação desses dados, a ideia é a criação de um sistema único de transparência, feito pelo CNMP e disponibilizado para todas as unidades. Para as que já possuem seus próprios sistemas, a nova ferramenta irá importar os dados. O projeto piloto já está em execução, com participação de 8 unidades do MP.
 
Atualmente, cada unidade do MP divulga suas informações em seu próprio site, com verificações periódicas feitas pelo CNMP.