Cartilha eleitoral traz orientações para combater corrupção
- Criado: Terça, 20 Julho 2010 14:14
- Publicado: Terça, 20 Julho 2010 14:14
“A iniciativa é do Ministério Público Estadual (MPE/AM)”
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), acaba de elaborar uma cartilha para conscientizar os cidadãos sobre a importância do combate à corrupção eleitoral.
Como o tema “A cidadania e o Ministério Público na luta contra a corrupção eleitoral”, a cartilha do MP já está sendo distribuída nos principais órgãos ligados às questões eleitorais, como Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Federal, Ministério Público Eleitoral, nos municípios do interior do Estado e outros órgãos que são considerados estratégicos para levar a informação até aos cidadãos.
De acordo com o coordenador do CEAF, Dr. Edgard Maia de Albuquerque Rocha, o instrumento é voltado para auxiliar os cidadãos, com informações que são indispensáveis em época de eleições. “Esta é uma luta do MP para que o cidadão saiba mais sobre um voto livre e consciente”, explicou.
Ainda segundo o Dr. Edgar Maia o conteúdo da cartilha vai proporcionar ao leitor uma visão mais crítica de todo o processo eleitoral, já que o material, dentre outros fatores, alerta acerca das intenções do candidato e suas condutas, desde a compra de votos ou a captação ilícita de sufrágio a boca de urna e distribuição de brindes. “Sabemos que a corrupção está presente em todas as esferas do poder público, então lançamos esta cartilha para orientar o eleitor sobre como proceder mediante uma situação como essa”, enfatizou.
O Chefe do Ceaf deixou claro que, com a cartilha, o eleitor vai conseguir tirar suas dúvidas sobre o que é cidadania, o valor do voto, os direitos dos políticos, o papel do agente público no processo eleitoral, como combater a corrupção, quais as consequências da corrupção eleitoral, dentre outros assuntos.
“O material possui um formato atraente, linguagem simples e de fácil acesso, para que todos possam entender a mensagem”, disse.
Segundo o Dr. Edgard Rocha, a existência desse tipo de material é importante para que o cidadão possa colaborar com a construção de um Brasil melhor. “Para isso acontecer, é necessário conhecer mecanismos de proteção da regularidade do processo eleitoral, ter conhecimento de seus direitos e deveres e participar ativamente da vida comunitária”, afirmou.
Para denunciar qualquer tipo de crime eleitoral o cidadão pode ligar para 0800 092 0500 ou acessar www. mp.am.gov.br