X Júri Simulado tem primeiro dia de embates

O X Júri Simulado "João Bosco Sá Valente" iniciou nesta terça-feira, 20 de novembro de 2012, na sede da do Ministério Público do Amazonas, em Manaus, com embates entre estudantes das escolas de Direito da capital. O concurso que completa dez anos em 2012 já é entre os estudantes uma tradicional prática jurídica de julgamentos de processos penais sobre crimes contra vida .

X_Jri_Simulado_tem_primeiro_dia_de_embates_1
Solenidade de abertura do X Júri Simulado foi presidida pelo Subprocurador Jorge Gomes Damasceno
 

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Jorge Alberto Gomes Damasceno, presidiu a solenidade de abertura do X Júri Simulado, que contou também com a presença de vários membros do Ministério Público do Amazonas, alunos dos cursos de Direito e toda a equipe de pessoas que participa do julgamento simulado. O Procurador de Justiça Carlos Coelho foi o representante da família de João Bosco Sá Valente e recebeu das mãos do Subprocurador a placa de homenagem.

X_Jri_Simulado_tem_primeiro_dia_de_embates_2
Durante o concurso, estudantes de Direito participam de uma simulação de um julgamento em júri popular
 

No 1º Júri, ocorrido pela manhã, um trio de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fez a acusação e a defesa ficou por conta de três estudantes de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na parte da tarde, no 2º Júri, seguindo a ordem das sessões, o Centro Universitário Nilton Lins fez o papel da acusação, rebatendo a defesa dos alunos do Centro Universitário Luterano de Manaus - CEULM/ULBRA.

X_Jri_Simulado_tem_primeiro_dia_de_embates_3
Acusação e defesa defendem suas teses frente aos sete jurados
 

Os julgamentos ocorridos durante o concurso são simulações de júris populares que ocorrem em fóruns da Justiça brasileira, com acusação e defesa, a presença de um réu, os sete jurados e um juiz. A Juíza de Direito Andrea Jane participou como juíza no 1º Júri e o Juíz Mauro Antony durante o 2º Júri. Os processos penais de crimes contra vida utilizadosm durante o simulado são verídicos e já foram julgados na Justiça.