X Júri Simulado tem primeiro dia de embates
- Criado: Terça, 20 Novembro 2012 17:32
- Publicado: Terça, 20 Novembro 2012 17:31
O X Júri Simulado "João Bosco Sá Valente" iniciou nesta terça-feira, 20 de novembro de 2012, na sede da do Ministério Público do Amazonas, em Manaus, com embates entre estudantes das escolas de Direito da capital. O concurso que completa dez anos em 2012 já é entre os estudantes uma tradicional prática jurídica de julgamentos de processos penais sobre crimes contra vida .
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Jorge Alberto Gomes Damasceno, presidiu a solenidade de abertura do X Júri Simulado, que contou também com a presença de vários membros do Ministério Público do Amazonas, alunos dos cursos de Direito e toda a equipe de pessoas que participa do julgamento simulado. O Procurador de Justiça Carlos Coelho foi o representante da família de João Bosco Sá Valente e recebeu das mãos do Subprocurador a placa de homenagem.
No 1º Júri, ocorrido pela manhã, um trio de alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fez a acusação e a defesa ficou por conta de três estudantes de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na parte da tarde, no 2º Júri, seguindo a ordem das sessões, o Centro Universitário Nilton Lins fez o papel da acusação, rebatendo a defesa dos alunos do Centro Universitário Luterano de Manaus - CEULM/ULBRA.
Os julgamentos ocorridos durante o concurso são simulações de júris populares que ocorrem em fóruns da Justiça brasileira, com acusação e defesa, a presença de um réu, os sete jurados e um juiz. A Juíza de Direito Andrea Jane participou como juíza no 1º Júri e o Juíz Mauro Antony durante o 2º Júri. Os processos penais de crimes contra vida utilizadosm durante o simulado são verídicos e já foram julgados na Justiça.