PGJ reconduzido concede entrevista ao Portal
- Criado: Segunda, 17 Setembro 2012 10:59
- Publicado: Segunda, 17 Setembro 2012 10:56
Após ser reconduzido pelo governador Omar Aziz, para mais um mandato à frente do Ministério Público amazonense, o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, concedeu entrevista ao Portal do MP-AM.
1- Como o Sr. analisa o resultado da eleição interna que lhe conferiu uma votação histórica?
FC. Recebi o resultado com serenidade. Diz o adágio que, "Quem planta colhe". Colhi!!! Já participei de seis eleições e venci sempre. Figurei em primeiro lugar em quatro delas. A classe sempre foi generosa comigo.
2- Apesar da expressiva votação, houve um voto em branco e quatro nulos. Qual a sua avaliação sobre isso?
FC. O voto é facultativo e não vejo necessidade de alguém sair de casa para realizar uma manifestação dessa. Realmente não consigo entender o porquê dessas condutas...fazer o que?
3- Quando será a posse e quais os planos para o novo mandato?
FC. Fui convencido pelas Promotoras de Justiça Lucíola Valois e Silvana Nobre, a fazer a solenidade de posse. Será no próximo dia 11 de outubro, às dez horas da manhã. Com relação aos planos, devo dizer que a classe e a sociedade são sabedoras de que há um projeto de gestão em curso e ele terá continuidade. É inegável que a nossa instituição mudou prá melhor neste período e vamos continuar crescendo. Recebi a instituição muito dersorganizada, inclusive financeiramente. Atualmente, tudo está em ordem e vai continuar assim. O nosso quadro de servidores é muito bom. Já iremos licitar o projeto da nossa nova sede administrativa e vamos começar a obra o mais rápido posssível. Nossas tratativas para apresentação de emenda de bancada no Senado, visando a captação dos recursos estão bem avançadas. Confesso que estou animado.
4- Serão criadas novas vagas na capital?
FC. Criei uma comissão para tratar da matéria. Acho que o trabalho está em fase final. Vou criar quantas forem necessárias, dentro da nosssa capacidade de custeio. Estou trabalhando para aumentar os nossos recursos, até isenção do ICMS das nossas contas de energia iremos conseguir. Quer dizer, o gestor precisa trabalhar e buscar formas para aumentar sua capacidade de investimento. O Compromisso é gerir sem desperdício e com rigoroso controle das contas.
5- E a reposição das perdas salariais dos membros?
FC. O presidente da CONAMP me informou que estão fechando um acordo em 22% (vinte e dois por cento). Nossa remuneração guarda simetria com os Ministros do STF, havendo a aprovação lá, ajustaremos os nossos subsídios.
6- E o projeto Sedes Próprias?
FC. Apesar de pioneiro, está indo bem. Temos os recursos em caixa e as licitações devem ser iniciadas em breve.
7- O prédio anexo ao MP-AM, ainda não entrou em funcionamento. Qual o motivo para o atraso na entrega da obra?
FC. Tivemos que rever todo o projeto de refrigeração e alimentação da energia para evitar desperdício. Economizamos 900 mil reais no custo da substação. Corrigir dar mais trabalho que construir. O SubProcurador de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, José Hamilton Saraiva dos Santos está à frente disso. É muito diligente e, em breve, deve colocar o imóvel em funcionamento. Sempre digo que obra pública não deve ser inaugurada, deve entrar em funcionamento.
8- Que mensagem o Sr. deixa aos membros nesse momento que confiaram e continuam confiando em sua gestão?
FC. Apenas gostaria de agradecer aos meu colegas eleitores, e dizer que o compromisso com a causa ministerial foi renovado. Estou cheio de vontade para continuar trabalhando e dignificando a instituição que embala os meus sonhos de viver numa pátria mais justa e menos desigual. Obrigado.