CEAF: curso sobre perícia médica será ministrado no próximo dia 24 de abril
- Criado: Quinta, 12 Abril 2012 09:42
- Publicado: Quinta, 12 Abril 2012 09:29
Um curso sobre perícia médica será desenvolvido para membros do Ministério Público do Estado do Amazonas no próximo dia 24 de abril de 2012, terça-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Manaus. O palestrante convidado é o professor doutor pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), João Baptista Opitz Júnior, estudioso na área de medicina ocupacional, forense, responsabilidade civil e bioética.
Primeiramente, pensado como uma etapa dentro do processo de vitaliciamento de novos Promotores de Justiça, o curso em perícia médica será aberto a todos os membros da instituição, e acontecerá às 9 horas do dia 24, no auditório Gebes Medeiros. A inscrição para participar do curso é gratuita e pode ser feita na sala do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizador do evento, que fica na sede do MP-AM. Informações adicionais no telefone (92) 3655-0755 / 0754. A programação completa do curso será divulgada posteriormente no portal do MP-AM na internet.
João Baptista Optiz
O Professor Doutor João Baptista Opitz Júnior, da Faculdade de Medicina da USP, é quem vai ministrar o curso de perícia médica para os Promotores e Procuradores de Justiça do MP-AM. Além dos títulos de doutorado e mestrado, João Optiz é pós-graduado em medicina forense, especialista em medicina do trabalho e certificado em perícia médica pela Associação Médica Brasileira. No área do Direito, o convidado também é pós-graduado em direito previdenciário, doutorando em "Ciências Sociais e Jurídicas" pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA, de Buenos Aires, e também pós-doutorando em Direito Penal e Garantias Constitucionais pela ULM - Buenos Aires.
João Opitz Júnior já atuou em cargos como Diretor Jurídico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho e Diretor responsável pelo Instituto Paulista de Higiene, Medicina Forense e do Trabalho. Já foi médico forense atuante em Varas Cíveis, Criminais e Trabalhistas de São Paulo e foi professor do curso de pós-graduação "Erro Médico - Responsabilidade Médica" do Departamento de Cirurgia do Aparelho Digestivo da FMUSP. Também foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Perícia Medicina do Trabalho do Instituto Superior de Medicina - ISMD, foi Diretor da Sociedade Brasileira de Perícia Médica Regional São Paulo, foi Presidente da Comissão de Ética do Hospital da Associação Cruz Verde e já publicou obras sobre Perícia Médica, Erro Médico e Responsabilidade Cível.