A defesa dos Direitos Humanos no mundo globalizado

 

mapa_seminario-02_thumb500_

Com abertura oficial marcada para as 19h, começa nesta terça-feira, 22, em Manaus, o 1º Seminário Internacional de Direitos Humanos. O evento, que tem como tema “A defesa dos Direitos Humanos no mundo globalizado”, é uma realização do Mistério Público do Estado (MPE) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e segue até o dia 24 no Tropical Hotel, com grande expectativa para o encerramento, quando será realizada uma audiência pública da qual se originará a “Carta do Amazonas”.

Voltado para magistrados, profissionais e estudantes de Direito, além de áreas afins e membros da sociedade civil organizada, o seminário traz à tona alguns dos problemas centrais dos Direitos Humanos na atualidade - como direito à segurança, combate à corrupção, acesso à informação e a atuação de terceiro setor-, além de abrir uma série de discussões sobre o debate político, jurídico e social.

Com a presença do procurador-geral de justiça do Amazonas, Dr. Otávio de Souza Gomes e de outras autoridades jurídicas e governamentais do Estado, a palestra magna de abertura do seminário será proferida pela professora-doutora e instrutora da Organização das Nações Unidas (UNO), Luz Amparo Llanos Villanueva, que falará aos participantes sobre “a proteção de grupos minoritários e vulneráveis à luz dos direitos fundamentais”. A palestrante ilustre tem sido instrutora de policiais no Peru, Chile e Argentina, e é também especialista em Segurança e Defesa, Direito Internacional Público, Direitos Humanos e Direito da Integração.

Todos os veículos de comunicação da cidade estão convidados a participar da cobertura jornalística do seminário

 O que: Seminário Internacional de Direitos Humanos

Quando: 22, 23 e 24

Onde: Tropical Hotel Manaus

Realização: MPE e UEA

Abertura: 19h desta terça, 22