MP realiza inspeção extraordinária na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente


Na última sexta-feira, 02 de março de 2012, o Ministério Público do Estado Amazonas, através da 60ª Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial (PROCEAP), realizou inspeção extraordinária na Delegacia Especializada em Proteção e Defesa à Criança e ao Adolescente (Depca), localizada no bairro Planalto. A inspeção faz parte da agenda de visitas da Promotoria para a elaboração de um relatório onde são especificadas as principais necessidades dos órgãos visitados. O documento final será entregue às autoridades competentes para as devidas providências.

Na ocasião, a Promotora de Justiça Cley Martins, reuniu-se com a Delegada titular da (Depca), Linda Gláucia, juntamente com o representante da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, Davi Abecassis, e os delegados Plantonistas Rafael Guevara, Rafael Alemand, Cláudia Bastos e Fábio Braule Pinto. No encontro a Promotora explicou que a ação tem caráter preventivo.

Durante a inspeção , a Promotora observou a ausência de psicólogo e assistente social nos plantões e fins de semana. Atualmente, a delegacia dispõe apenas de duas psicólogas e de uma assistente social. "Detectamos deficiências no atendimento multidisciplinar. Isso afeta profundamente o trabalho da delegada e esse problema acaba chegando ao MP-AM, por meio de denúncias", ressaltou.

A promotora visitou  também as instalações físicas do imóvel,  como a brinquedoteca, celas e demais cômodos e solicitou  à delegada uma relação de documentos relativos ao prédio e a administração, para dar continuidade ao trabalho.