MPE APRESENTA PENÚLTIMA ETAPA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Professor Doutor Cláudio Dantas Frota, consultor de planejamento estratégico do Ministério Público Estadual apresentou na última segunda-feira, 14, o cronograma das reuniões setoriais para a elaboração das metas e ações compartilhadas do Planejamento Estratégico do MP/AM de 2011 a 2019.

Há nove meses desenvolvendo o trabalho em conjunto com Procuradores e Promotores de Justiça, Diretores, Assessores, Chefes e servidores, o Prof. Dr. Cláudio Frota explicou os pontos já desenvolvidos para o Planejamento Estratégico até aqui. Realizada no ano passado pelo consultor e acompanhada pela Comissão Especial de Apoio Técnico e Administrativo do Planejamento Estratégico, a pesquisa de levantamento da matriz swot, a ferramenta de análise dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da instituição, apontou as principais dificuldades do Ministério Público e a partir do resultado todos os setores vão elaborar suas ações e metas com valores e prazos estipulados.

 “Uma vez que o colegiado do Ministério Público aprovou o planejamento na sua essência até as diretrizes, nós partiremos para a penúltima fase, que é a elaboração das metas compartilhadas. Então a área de planejamento vai se reunir com cada unidade para orientar esse trabalho e só então passaremos para o balanço Scorecard”, explicou o Professor.

Depois de concluídas as metas, a Comissão se reunirá com o consultor para construir o mapa de indicadores ou o balanced scorecard, ultima etapa do Planejamento.

O Planejamento estratégico vai funcionar para a Instituição como uma espécie de bússola que ditará os rumos a seguir, independentemente da Gestão Administrativa à frente da Instituição nos próximos anos, razão pela qual busca estabelecer a missão e a visão de futuro, o que o Ministério Publico espera de cada servidor.

O Dr. Cláudio Dantas encerrou a reunião enfatizando a importância da missão, valores, visão de futuro que cada órgão, empresa, instituição precisa ter, o chamado PDCA: planejar, desenvolver, controlar e avaliar as ações, ou seja, o trabalho nada mais é do que um verdadeiro círculo contínuo que tem a diretoria de planejamento como a grande facilitadora para que o processo se retroalimente.

Para os Promotores de Justiça que atuam no interior do Estado, toda esta sistemática será apresentada nos dias 23 e 24 desse mês durante o Seminário Internacional de Direitos Humanos que acontecerá no Tropical Hotel Manaus e deverá contar com a participação de todos eles. 

 

Comissão

A Comissão Especial de Apoio Técnico e Administrativo do Planejamento Estratégico também acompanha e fiscaliza o trabalho desenvolvido pela Ufam e é formada pelo Subprocurador para Assuntos Administrativos, Dr. Edilson Martins, o Secretário-Geral, Dr. Reinaldo Lima, a Diretora de Tecnologia da Informação, Fabíola Borges, o Diretor de Planejamento, Edinaldo Lira, a agente de apoio, Anne Jakeline Carvalho das Neves e o agente técnico Estatístico Venilton Rodrigues de Melo.