Arquivo do MP-AM reorganizado

 

Após diagnóstico realizado nos serviços do arquivo da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Amazonas, iniciaram as atividades de organização do acervo documental. Esse trabalho está sendo desenvolvido no espaço da biblioteca da sede do Ministério Público e conta com o apoio de seis estagiários, sob a orientação  da arquivista da Instituição.

Pelo cronograma projetado, as atividades devem se estender por no mínimo um ano, e vão abranger os arquivos de 1923 até os dias atuais. No total são mais de seis mil caixas que serão ordenadas, para posterior avaliação documental e descarte.

Há mais de quatro anos não se fazia a retirada de arquivos dos diversos órgãos e setores da PGJ de forma sistemática . Por isso, até o final do mês de fevereiro, estarão sendo visitados os setores e órgãos para recebimento "in loco " do material que deve ser organizado.

 

Provisoriamente, a biblioteca está com serviços reduzidos, restringindo-se a empréstimo de livros que podem ser feitos, inclusive, por telefone, com entrega agendada.

Segundo o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, "esse é um trabalho que estrutura a memória e o espaço físico do MP-AM".