MP-AM e Ipaam firmam parceria para elaboração do Manual de Combate aos Lixões

O Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB), Mauro Roberto Veras Bezerra, recebeu em seu gabinete, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas, no último dia 15, o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Ademir Stroski. O intuito do encontro, que durou aproximadamente 40 minutos, foi firmar parceria para a elaboração do Manual de Combate aos Lixões.

A produção do referido Manual é um compromisso firmado entre o MP-AM e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). A intenção é disseminar ideias diretas e simples, numa linguagem acessível, mostrando soluções adequadas para combater os lixões nos municípios, levando em consideração as características e a realidade da região amazônica.

O objetivo inicial era buscar melhores resultados e qualificar as ações das Promotorias de Justiça na defesa do meio ambiente, porém, pretende-se expandir o alcance da publicação. “O objetivo não é informar somente os promotores, mas também os prefeitos, técnicos e cidadãos dos municípios”, enfatizou o coordenador do CAO-MAPH-URB.

Para Stroski, que percorre todo o interior do Estado analisando os lixões e aterros sanitários para processo de licenciamento, “é sempre um prazer ajudar o MP-AM, que é um parceiro nosso”.