Seminário Internacional de Direitos Humanos

mapa_seminario-02_thumb500_

Com o tema “A defesa dos Direitos Humanos no mundo globalizado”, o Mistério Público do Estado (MPE) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizam nos dias 22, 23 e 24 de junho um seminário internacional que promete por na pauta do dia um dos assuntos mais polêmicos no contexto geral da sociedade.

Voltado para magistrados, profissionais e estudantes de Direito, além de áreas afins e membros da sociedade civil organizada, o evento será realizado no Tropical Hotel Manaus e contará com a participação de palestrantes vindos de diversos países como Áustria, Chile, Argentina e um representante da Presidência da República.

O valor da inscrição para profissionais e não profissionais é de R$ 100, e para estudantes de qualquer área R$ 35. Quem quiser garantir uma vaga no encontro deve entrar em contato com a agência AFM Publicidade pelo telefone 3584-5930 em horário comercial. Já os que desejarem obter maiores informações podem acessar o site www.mp.am.gov.br.

A proposta dos organizadores é trazer à tona os problemas centrais dos Direitos Humanos na atualidade – como direito à segurança, combate à corrupção, acesso à informação e a atuação do terceiro setor – além de abrir uma série de discussões sobre o debate político, jurídico e social.

De acordo com o promotor de justiça João Rodrigues, um dos coordenadores do Seminário Internacional de Direitos Humanos, o objetivo é abordar um tema ainda pouco discutido no Estado, mas com um viés mais amplo e num contexto globalizado. “Queremos democratizar o acesso às informações sobre o tema proposto e chamar a sociedade a uma reflexão séria e pluralizada”, enfatizou, ressaltando que os palestrantes são todos profissionais renomados mundialmente.

Ao final do evento será realizada uma audiência púbica da qual deverá se originar a “carta de Manaus”, que posteriormente será encaminhada às autoridades nacionais constituídas.