Procurador Geral se reúne com a classe e servidores

Membros_e_servidores_do_Ministrio_Pblico_se_renem_na_capital_2
Membros da capital e do interior e servidores estiveram presentes no encontro

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, a reunião do ano de 2011 entre membros e servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas, no Auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Manaus, com a presença de Procuradores de Justiça e Promotores do interior e da capital. O Procurador-Geral Francisco Cruz presidiu a mesa, e em sua companhia estavam o Corregedor-Geral Nicolau Libório, a Ouvidora-Geral Noeme Tobias, a Secretária-Geral Lucíola Valois, o Decano do MP-AM, Evandro Paes, o Vice-presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Promotor João Gaspar, e a Assessora Jurídica da Procuradoria Geral Silvana Nobre.

Durante a reunião, o PGJ discorreu sobre os trabalhos realizados no decorrer do ano, deu créditos aos membros da instituição do interior e da capital que exercem suas funções, e também compartilhou as honras com os técnicos e servidores ao cumprimentar o diretor de planejamento Marcos Abensur, presente no auditório. Sobre as ações efetuadas durante o ano, o PGJ citou as nomeações de promotores de justiça e também de assessores, e lembrou que a lei de criação de cargos está para ser aprovada. "Todo promotor de justiça agora terá pelo menos um assessor", disse Francisco Cruz. Os sucessos em projetos e campanhas de 2011 também foram lembrados, como o "Sedes Próprias", "O MP nas Escolas" e o "Registro de Nascimento é Cidadania".

Membros_e_servidores_do_Ministrio_Pblico_se_renem_na_capital_1
O encontro serviu para exposição dos trabalhos realizados pelo MP-AM durante o ano

O PGJ também citou que o projeto do "Tríplice Fronteira", evento que vai discutir segurança e tráfico de entorpecentes na região amazônica, foi elogiado durante o XIX Congresso Nacional do Ministério Público, que ocorreu em novembro, em Belém, no Pará. O encontro da "Tríplice Fronteira" vai ocorrer no próximo ano em Manaus e contará com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Falando da estrutura do órgão, o Procurador Geral destacou que o prédio que vai abrigar as três promotorias de justiça do município de Humaitá foi doado pelo Governo do Estado, ou seja, o Ministério Público não terá despesas para a contrução da obra. Sobre a nova sede do MP-AM, que será no bairro do Aleixo, na Avenida André Araújo, na capital, o Procurador Geral informou que parte da verba para a construção do prédio já foi destacada para o ano que vem.

O PGJ também lembrou as parcerias ocorridas durante o ano, como o do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime-Organizado (Cao-Crimo) junto à Polícia Federal, e do MP-AM com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) numa ação conjunta para combater a sonegação fiscal. "Essa parceria com a SEFAZ vai ser vitoriosa para impedir a sonegação de impostos", afirmou Cruz. Sobre a AAMP, o PGJ lembrou o Ministério Público não trabalha em oposição à entidade representativa dos membros, e sim de maneira conjunta.

O PGJ também desejou um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para os membros e servidores da instituição.