Ministério Público do Estado entra no combate à influenza A (H1N1)
- Criado: Terça, 18 Mai 2010 11:45
- Publicado: Terça, 18 Mai 2010 11:45
Na manhã desta terça-feira,(18), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), aderiu à campanha de combate à influenza A (H1N1), a Gripe Tipo A e até amanhã, dia 19, uma equipe de vacinação da Secretaria Estadual de Saúde vai estar no hall da sede da PGJ a imunizando membros,servidores e estagiários que ainda não tomaram a dose nos postos de saúdes.
A enfermeira Lúcia Castro, chama atenção das pessoas que ainda não se vacinaram. “A população não precisa ter medo de se vacinar, porque o único objetivo dela é fazer com que a doença não se alastre em Manaus, pois em alguns casos o paciente corre risco de morte. Precisamos combater esse vírus e o maior aliado contra essa nova doença é o próprio cidadão”, explicou a enfermeira.
O servidor Edson Sevalho,32, sabe bem da necessidade de tomar à vacina contra a doença. “Precisamos combater esse novo vírus que pouco conhecemos, através de iniciativas como essa, de trazer vacinadores no trabalho, é uma das principais forma de se imunizar contra a H1N1. Devido à correria do trabalho, nunca consegui ir ao posto de saúde, o MP está de parabéns por essa iniciativa”, enfatizou.
Embora tenha sintomas semelhantes a de um resfriado, a gripe Tipo A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Influenza que se transmite de uma pessoa para outra por via respiratória. A doença começa com febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros costumam piorar com a progressão da doença e duram cerca de três a quatro dias após o desaparecimento da febre.
“Na minha família todos estão vacinados, preocupei-me logo com meus filhos, apesar de não estarem nos grupos de risco eles tiveram que tomar, pois a única forma de se prevenir até o momento é a vacinação”, concluiu a servidora Wardeléia Silva,38.
A equipe de vacinação ficará no MP, hoje e amanhã (19) no horário das 8h as 12h, no hall da sede, localizado na zona oeste de Manaus.
Alerta à população
Não esqueça que medidas simples de higiene, como lavar sempre as mãos, ajudam reduzir a transmissão da doença. O vírus da gripe pode estar em muitos lugares, só que você não vê.