Ex-Procuradores de Justiça do MP-AM se destacam no Superior Tribunal de Justiça

 

 

 

A sessão da segunda turma do Superior Tribunal de Justiça, ocorrida na última quinta-feira, 17 de novembro, foi presidida pelo Ministro Mauro Campbell, tendo como representante do Ministério Público Federal, a Subprocuradora Geral da República, Elizeta Maria de Ramos da Cruz.

 

O fato adquiriu relevo histórico por reunir dois importantes nomes das letras jurídicas do Brasil, coincidentemente, oriundos do Ministério Público amazonense. Elizeta Ramos, ingressou no Ministério Público no MP-AM pelo decreto de 21 de maio de 1978, assumindo assim a Comarca de Boca do Acre. Foi Procuradora de Justiça com atuação marcante, permanecendo na instituição até 1989, quando ingressou no Ministério Público Federal.

 

Mauro Campbell, ingressou nos quadros do parquet amazonense em 12 de dezembro de 1987. O atual Ministro amazonense foi estagiário, guiado pela Procuradora Elizeta Ramos, na 4ª Vara Criminal. Ele também foi titular na Comarca de Manicoré, em 1988 e ainda passou pelas Comarcas de Novo Aripuanã e Humaitá. Promovido por merecimento para a capital, exerceu o cargo de Secretário Geral do MP-AM e foi Procurador Geral de Justiça por três vezes, Secretário de Justiça e de Segurança, até sua assunção ao cargo de Ministro.

 

O vice-presidente da AAMP, Promotor de Justiça João Gaspar, comentou o fato. “Essa coincidência histórica, em que dois membros egressos do MP-AM oficiam juntos no STJ, é um fato que engrandece a nossa instituição. O reconhecido valor jurídico e intelectual do Ministro Mauro Capbell e da da Subprocuradora Elizeta Ramos, é uma circunstância reveladora da magnitude que alcançou a justiça brasileira”, disse o Promotor.

 

Para o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, o fato é histórico e merece registro. "Os dois ex-colegas dignificaram e fizeram muito pela justiça amazonense e agora fazem pela justiça brasileira. Estão de parabéns e nós do MP-AM, orgulhosos",