Assessores de comunicação do Ministério Público de todo o Brasil reuniram-se na última quinta-feira (6), na sede do Ministério Público do Paraná, para formar uma rede nacional de comunicação para o MP Brasileiro. O encontro, organizado pela Assessoria de Comunicação do MP-PR, reuniu 38 pessoas, representando as assessorias de 26 das 31 unidades ligadas ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), órgão que promoveu o evento. A Assessora de Imprensa, Divulgação e Cerimonial do MP Amazonas, Jornalista Danielle Sena participou do evento. A I Reunião dos Assessores de Comunicação do Ministério Público Brasileiro teve ainda a participação de representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Por meio da rede constituída, os MPs de todo o país poderão trocar experiências na área, compartilhar produtos de comunicação, promover ações conjuntas e tratar da elaboração do Programa Nacional de Comunicação Social do Ministério Público Brasileiro. A proposta de criação da rede será formalizada, para apresentação na próxima reunião do Colegiado, que será realizada em Campo Grande, nos dias 20 e 21 de maio, bem como sugestões de ações para desenvolvimento conjunto.
Participaram da abertura do evento o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, presidente do CNPG, e o PGJ do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, que coordena as discussões sobre o tema comunicação no âmbito do Conselho. Olympio falou da importância da comunicação no processo de efetivação de direitos. “Uma comunicação eficiente é ferramenta essencial para a ponte entre a comunidade e o Ministério Público. De um lado, para fazer a difusão das leis, sobretudo as que têm cunho social; por outro, para difundir o papel do Ministério Público; para que a sociedade compreenda a atuação do membro do MP como agente político de transformação Social”, afirmou.
Cláudio Lopes, designado pelo CNPG para tratar das questões ligadas à comunicação, destacou que a ideia é desenvolver um programa de comunicação social que fale diretamente à população, para garantir o entendimento de todos acerca das atribuições do Ministério Público, sobretudo na defesa dos direitos sociais coletivos, como saúde, educação e meio ambiente. “A população precisa saber de fato o que é o MP, quem trabalha na instituição, o que faz o membro do Ministério Público”, diz. “Precisamos divulgar a instituição, a marca Ministério Público, em todo país”.
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