Cidadão do Amazonas: PGJ prestigia Gedeão Amorim em solenidade na ALE

A Reitora da UFAM, Márcia Perales, o Secretário de Educação-AM, Gedeão Amorim e o Procurador-Geral, Francisco Cruz
   
O secretário estadual de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, 59, nascido na comunidade Cruzeirinho, município de Icó, no Ceará, agora é cidadão amazonense. O título foi entregue na manhã de hoje (5) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por iniciativa do deputado estadual David Almeida (PSD). O evento contou com a presença do governador Omar Aziz e do vice-governador, José Melo, em sessão presidida pelo deputado Ricardo Nicolau (PRP).

Gedeão Amorim, um dos secretários com maior longevidade à frente da pasta estadual da Educação (vem atuando desde a gestão do ex-governador Eduardo Braga) teve a sua atuação ressaltada por David Almeida. “Especializou-se para servir ao Estado e durante décadas exerceu várias funções até chegar à Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) pelas mãos do ex-governador Eduardo Braga. Ele faz o que ama, tem zelo pela coisa pública, perfil de homem sério, honesto e competente. Tem inúmeros admiradores aos quais me incluo”, afirmou.

Segundo ele, na Seduc, Gedeão Amorim imprimiu uma administração pautada em ações inovadoras. O parlamentar também destacou a implantação nas escolas públicas do interior, o prêmio Gestão Escolar e avaliações periódicas. “Fazemos o gesto (entrega do título de Cidadão do Amazonas) com sentimento de Justiça, de consagração do mérito”, ressaltou.

O título de Cidadão do Amazonas é uma honraria concedida pela ALEAM, por meio da Resolução nº 71, de 10 de dezembro, a pessoas que direta ou indiretamente tem prestado relevantes serviços ao povo do Amazonas e que possua caráter correto e condutra ilibada.

Emocionado, Gedeão Amorim, usou a tribuna para agradecer a homenagem, em especial, ao governador Omar Aziz e ao ex-governador Eduardo Braga, responsáveis pela sua condução à frente da Seduc. Também agradeceu aos professores e gestores da educação, porque, segundo o secretário, “se não fossem eles não teria recebido o título”. Saudou, ainda, os professores dos municípios de Autazes, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Ayrão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Codajás, Beruri, Uarini, Santo Antonio do Içá e Manaus, que lotavam a galeria durante a homenagem, e personalidades que o ajudaram nessa trajetória, entre eles, o ex-reitor da UEA, Lourenço Braga, o ex-reitor da Ufam, Hidembergue Frota.

Gedeão disse que à frente a Seduc vem superando desafios, fazendo com que a educação amazonense supere seus índices. “Hoje estamos entre os 12 melhores do Brasil, mas precisamos avançar mais para superar o estigma de estar entre os piores”, disse ele, que estão perseguindo a qualidade no ensino com acompanhamento sistemático, medição de índices e avaliação permanente.

Empenho e dedicação

O governador Omar Aziz ressaltou o empenho de Gedeão, como secretário: “É um companheiro nosso de trabalho que tem dado uma grande contribuição ao Estado do Amazonas na área de educação, onde tivemos avanços. É um prazer estar aqui”.

Omar também falou nos desafios em busca da qualidade do ensino e disse que os resultados dos investimentos na área vêm a longo e médio prazo. Ele ressaltou os investimentos em tecnologia para que o ensino chegasse às comunidades mais distantes do interior do Estado, e disse que com o título de Cidadão do Amazonas a responsabilidade será redobrada.

Presenças

Além do governador e do vice, prestigiaram a entrega do título de Cidadão do Amazonas ao secretário Gedeão Amorim, o procurador-geral do Estado do Amazonas, Francisco Cruz, a reitora da Universidade Federal do Amazonas, Márcia Peralles, o secretário municipal de Educação, Mauro Lipp, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o comandante do 7º Comando Aéreo Regional (7º Comar), Márcio Soler Carminat.
(Com informações da ALE)