Órgãos fazem balanço de fiscalização em supermercados

A 81ª e 51ª Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual, em conjunto com a Divisão da Vigilância Sanitária (DVISA), o Programa Estadual de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON/AM), a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor da Polícia Civil (DECON/AM) e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/AM), concederam, nesta sexta-feira, 2 de setembro de 2011, no Auditório Gebes de Medeiros, na sede do MP-AM, uma coletiva à imprensa para fazer um balanço das fiscalizações realizadas em supermercados de Manaus entre os dias 29 de agosto a 01 de setembro de 2011.

Segundo o Promotor de Justiça do Consumidor, Otávio Gomes, ainda não há um número exato de quantos quilos de alimentos foram apreendidos durante a fiscalização. Ele destacou as principais irregularidades encontradas: produtos abaixo do peso, fora de certificação, com modo de conservação inadequado e a constatação de fraude na data de validade. Para ele, a parceria com os demais órgãos de fiscalização foi fundamental nessa ação, mas orienta que o consumidor também deve ficar atento. "A população tem que se engajar, inclusive denunciar", disse o Promotor. Na manhã desta sexta-feira, as equipes que participaram das ações e servidores do MP-AM, participaram de um encontro para avaliar as operações.

O Procurador Geral Francisco Cruz elogiou a inciativa. "O Ministério Público é uma institutição à serviço do bem coletivo. Nossas portas estarão sempre abertas para servir ao público", disse o PGJ.