Inaugurada a Promotoria de Novo Airão

Na última sexta-feira, 12 de agosto de 2011, o Procurador Geral de Justiça, Francisco Cruz, inaugurou o novo prédio sede da Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas no município de Novo Airão. Prestigiaram a solenidade o Promotor de Justiça Titular da Comarca, João Gaspar Rodrigues, membros e servidores do MP-AM, o Prefeito do município, além de várias autoridades municipais, estaduais e convidados.

Inaugurada_a_Promotoria_de_Novo_Airo_0

O prédio da nova sede foi construído com recursos próprios do Ministério Público e é dotado de dois gabinetes, três salas de apoio para servidores, uma sala de reunião, um auditório para 20 pessoas, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Anteriormente, a sede funcionava num prédio cedido pela Prefeitura da cidade, onde os servidores compartilhavam o espaço com o Poder Judiciário. "A nova promotoria é um salto na qualidade na prestação de serviços do Ministério Público à população local. Vamos dar mais agilidade ao trabalho", disse o Promotor João Gaspar.

O Ministério Público está muito presente na comunidade em Novo Airão. Pensões alimentícias,  conflitos agrários, crimes ambientes, reclamações contra o poder público, registro de nascimento tardio, poluição sonora e crimes de pequeno potencial ofensivo são as principais demandas do MP no município.

O prédio da nova promotoria, localizado no centro da cidade, é climatizado e adaptado para atender ao público. Para o Promotor João Gaspar, essa aquisição é um marco para a história do município. "A população local está apoiando e elogiando a iniciativa do MP-AM".

Em 2009, o prédio onde funcionava a sede do MP em Novo Airão foi destruído por um incêndio e o inquérito que apura o caso está sendo investidado pelas Polícias Federal e Civil.

Inaugurada_a_Promotoria_de_Novo_Airo_1

Para o Procurador de Justiça, Francisco Cruz, a população de Novo Airão ganha uma nova estrutura que tem como objetivo atender as demandas locais. "Além dos bons serviços já prestados, a cidade ganha um novo prédio, digno de receber servidores e população para o exercício da cidadania", completou o PGJ.