Campanha de combate à corrupção na comarca de Guajará

Na próxima quarta-feira, 10 de agosto de 2011, a Promotoria de Justiça do MP-AM em Guajará vai lançar no município a campanha "O Que Você Tem a Ver com a Corrupção?", uma ação de âmbito do MP nacional e que tem por objetivo conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e da transparência nas atitudes e atos rotineiros do cidadão comum que contribuem para a formação do caráter. O lançamento da campanha em Guajará ocorrerá às 19h no Ginásio da Escola Estadual José Elno Ferreira de Souza.

A campanha “O Que Você Tem a Ver com a Corrupção?" nasceu no Ministério Público de Santa Catarina e foi adotada nacionalmente após o apoio efetivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), em 2008, através do ato nº 001/2008 do CNPG, que determinava a institucionalização dessa ação no âmbito dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Na campanha, as medidas destacadas para combater o problema da corrupção vão desde a diminuição da burocracia judicial, a adoção de uma atuação mais preventiva dos agentes sociais e também a melhoria dos serviços da Justiça com o objetivo de tornar mais eficaz a punição de corruptos e corruptores.

Outra forma de combater a corrupção é por meio do apoio das instituições de ensino, isto é, formar cidadãos conscientes e comprometidos com a ética, a moral, a cidadania e a honestidade, por meio da educação. Em Guajará, segundo o Promotor de Justiça Titular Comarca, Vitor Fonsêca, as escolas da cidade apoiaram e adotaram a ideia. “A campanha teve forte adesão nas escolas municipais e estaduais de Guajará e isso demonstra que o tema do combate à corrupção não pode ficar restrito aos escândalos políticos noticiados nos jornais. É na família e na escola onde aprendemos a ser cidadãos", afirmou.

Durante o lançamento da campanha também será exposto um mural com trabalhos sobre o combate à corrupção feitos por alunos da Escola Municipal Avelino Barbosa da Conceição. Haverá também a apresentação teatral dos alunos da Escola Estadual José Carlos Martins de Medeiro Raposo, com a dramatização de relatos pessoais de corrupção no dia-a-dia, tais como a compra de votos e a falsificação de boletins escolares. No final do evento ainda será apresentado um projeto-modelo da Escola Municipal Júlia Nunes de Araújo, onde será narrada a experiência da escolha de representantes de sala de aula e suas repercussões morais.

Pelo site www.oquevocetemavercomacorrupcao.com é possível acessar mais informações sobre a campanha nacional do Ministério Público, como notícias, termos e relatórios, histórico e objetivos.