Representantes do MPE são premiados por sua atuação na área de proteção e defesa do idoso

Na tarde da última terça-feira (6), o Conselho Estadual do Idoso do Amazonas, durante uma sessão ordinária, entregou à Promotora de Justiça Delisa Olívia Vieralves Ferreira o Prêmio Retis devido à sua contribuição para a consolidação da rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

Titular da 59ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, a homenageada não pôde comparecer na solenidade que lhe premiou em dezembro de 2009. De acordo com a Promotora Delisa Ferreira, o prêmio é apenas uma simbolização do seu trabalho. “Só recebi esse prêmio por causa deles mesmos, os idosos, pois são eles que vêm ao MP procurar seus direitos. Temos que respeitar a melhor idade através de uma educação de conscientização social, pois a cada dia que passa a sociedade respeita menos a terceira idade. Só estamos exercendo a nossa função em ajudá-los”, concluiu a homenageada.

O objetivo do prêmio é assegurar os direitos fundamentais da pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, garantindo o envelhecimento digno com qualidade de vida conforme preconizam a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a Política Nacional do Idoso (PNI).

O prêmio também foi entregue no mesmo ano para o Procurador de Justiça Públio Caio Bessa Cyrino.