Cobrança de consultas: Audiência Pública entre o Sindicato dos Médicos e Representantes das Operadoras de Planos de Saúde do Amazonas retoma discussão

A 81ª Promotoria de Justiça do Consumidor realizou na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, uma audiência pública no Auditório Gebes de Medeiros, situado na sede do Ministério Público do Amazonas. A audiência teve o propósito de estabelecer acordo entre o Sindicato dos Médicos do Amazonas, representado pelo médico Mário Viana e as operadoras de planos de saúde, representadas pelo Sr. André Martins. Ele iniciou a reunião propondo um acréscimo de 20%, equivalendo ao valor de R$ 44,00, retroativo ao dia 01/07/2011. Já a partir de 01/10/2011 o índice iria para R$ 46,00, sobre os valores das consultas médicas. Segundo ele, este seria um aumento significativo.

A proposta não foi aceita pelo representante do sindicato dos Médicos, que considerou muito tímida e aquém das expectativas, alegando que esta mesma proposta foi feita no ano anterior. A Promotora de Justiça, Sheyla Andrade, expôs o papel do Ministério Público do Estado de incentivar o diálogo entre as partes para a negociação e o principal objetivo da reunião, que é o de preservar o direito dos consumidores, já que o usuário é a parte mais vunerável.

Após a explanação da Promotora de Justiça, o Sr. André Martins solicitou ao Sindicato dos Médicos um prazo de 48 horas para a apresentação de uma outra proposta de acordo. Uma nova audiência será marcada para prosseguir com as negociações.