Corregedor do MP-AM, Nicolau Libório, recebe medalha e diploma de Grande Mérito do TJ-AM‏

A cerimônia está marcada para esta terça-feira, dia 5 de julho, às 11:30h, no Auditório Des. Ataliba David Antonio, na Av. André Araújo s/n., Aleixo, e contará com a presença do Procurador-Geral de Justiça Francisco Cruz. Durante a solenidade, o Corregedor-Geral do MP-AM,  Procurador de Justiça Nicolau Libório, receberá medalha e diploma no grau de "Grande Mérito", juntamente com o Governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz. Na ocasião serão entregues também medalhas e diplomas em grau de "mérito especial" e de "mérito" para autoridades e servidores do judiciário.

A Ordem do Mérito do Judiciário foi instituída no dia 21 de Outubro de 1982 e disciplinada em Regulamento próprio, aprovado em 14 de Junho de 1984, com a finalidade de laurear Desembargadores, Juízes do Estado do Amazonas, Juristas eminentes, Servidores do Poder Judiciário e outras personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se distinguido por suas atividades em prol do Judiciário Amazonense. A Ordem é administrada por um Conselho composto por cinco Desembargadores, onde o presidente nato é o Presidente do TJ-AM, já os demais, são eleitos pelo Tribunal de Justiça, de dois em dois anos, para um mandato de igual período. Anualmente, o Conselho se reúne para indicação de novos integrantes, que depois de aprovados em plenário pelos Membros do Tribunal Pleno, são inscritos na Ordem e recebem medalhas e diplomas em Sessão Solene do Egrégio Tribunal de Justiça, conforme o Grau e o Quadro do futuro agraciado, em data designada pelo Presidente.

O Procurador de Justiça Nicolau Libório dos Santos Filho é atual Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas, e ingressou no órgão no dia 23 de dezembro de 1985. Foi nomeado para o cargo de Promotor de Justiça por meio de Decreto Governamental, para exercer suas atribuições na Promotoria da comarca de Barreirinha, após passar em concurso público, entrando no exercício do cargo no dia 23 de dezembro de 1985. Mais tarde, foi removido para a Promotoria de Justiça da Comarca de Maués. Em 1988, foi promovido, pelo critério de merecimento, para a Comarca da Capital, onde atuou na Promotoria de Justiça da 4ª Vara de Família, e em 1989, foi removido para a Promotoria da 1ª Vara Criminal.

Por meio do ATO PGJ No 117/2002, de 15 de maio de 2002, foi promovido, à vista da decisão do Conselho Superior do Ministério Público, pelo critério de merecimento, para o cargo de Procurador de Justiça, titular da 7ª Procuradoria de Justiça, com atuação perante a 2ª Câmara Cível. Por decisão do Conselho Superior do Ministério Público, em 30 de abril de 2007, foi removido, pelo critério de merecimento, da 7ª Procuradoria para a 19ª Procuradoria com assento à 2ª Câmara Criminal. Além da carreira no Ministério Público, Nicolau Libório exerceu a presidência da Associação Amazonense do Ministério Público no biênio 1993/95. Fora do MP-AM exerceu, de 1978 a 1985, após aprovação em concurso público, o cargo de delegado de Polícia Civil. Atuou ainda na imprensa amazonense, em diversos veículos. Para o Procurador Nicolau Libório, o recebimento da medalha e diploma é uma honra e representa muito devido o órgão que dá a honraria. "Me sinto muito gratificado, é algo que sensibiliza. Afinal de contas, o que o diploma e a medalha podem representar é muito mais que isso. Fico feliz, pois isso é um reflexo de uma trajetória de vida", declarou.