Campanha “Amigo Solidário” do MPAM tem arrecadação recorde para o Dia das Crianças
- Criado: Quinta, 09 Outubro 2025 15:04
- Publicado: Quinta, 09 Outubro 2025 15:04
Cerca de 500 brinquedos foram doados, entre novos e usados em bom estado, além de peças de vestuário
Com recorde de doações, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) concluiu a edição 2025 da campanha “Amigo Solidário”, voltada à arrecadação de brinquedos e peças de vestuário para crianças em situação de vulnerabilidade social, em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro). A campanha é uma iniciativa da Coordenação de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ).
Entre todos os pontos de coleta do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça e das unidades do Aleixo, Paraíba e Belo Horizonte, foram arrecadados cerca de 500 itens. A ação contou com a colaboração de procuradores e promotores de Justiça, servidores, colaboradores terceirizados, parceiros da rede de proteção e do Sindicato dos Servidores do MPAM (Sindsemp-AM).
Segundo a coordenadora do CAO-IJ, promotora de Justiça Romina Carmen Brito Carvalho, a mobilização nasceu do desejo de ir além da doação de brinquedos. “É uma iniciativa que reforça o compromisso do Ministério Público do Estado do Amazonas com a transformação social, promovendo o diálogo, a empatia e a aproximação real com a comunidade, especialmente com as crianças em situação de vulnerabilidade”, declarou.
As doações serão distribuídas para instituições de acolhimento e projetos de referência, entre os quais: o Núcleo de Acolhimento às Vítimas e Vulneráveis do MPAM (Naviv/Recomeçar); os abrigos Pequeno Nazareno e O Coração do Pai; o Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (Ipeds), que desenvolve ações voltadas para órfãos da Covid-19; a Instituição Casa de Sophia; e o Projeto Crianças em Situação de Rua, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Uma parte expressiva dos itens arrecadados será destinada ao novo Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente, unidade de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Cinema para os pequenos
Também em comemoração à data, o Naviv/Recomeçar realizou uma sessão especial de cinema com o filme “Divertidamente 2”, além de atividades lúdicas para as crianças atendidas. O momento foi fruto de parceria com o CAO-IJ, que doou 30 brinquedos, e com o Sindsemp, que garantiu os lanches e guloseimas para o evento.
A coordenadora-geral do núcleo, promotora de Justiça Silvana Ramos Cavalcanti, manifestou gratidão aos parceiros CAO-IJ e Sindsemp. “Já é o segundo ano consecutivo que unimos esforços para proporcionar às crianças atendidas pelo Naviv um momento lúdico, divertido e cheio de significado. É gratificante ver o brilho nos olhos de cada uma delas e saber que estamos contribuindo para um desenvolvimento mais saudável e feliz”, concluiu.
Texto: Graziela Silva
Foto: Divulgação/MPAM