MPAM Acolhe: Inclusão de pessoas com deficiência é tema da 7ª edição do projeto
- Criado: Sexta, 19 Setembro 2025 18:46
- Publicado: Sexta, 19 Setembro 2025 18:46
Evento promoveu roda de conversa com membros do MPAM e reforçou a importância da escuta e do diálogo social
“Este projeto é para mostrar que não existem barreiras entre nós e a sociedade. Estamos aqui para ouvir as demandas de vocês e acolher cada pessoa com deficiência e suas famílias”. A fala é do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Vítor Moreira da Fonsêca, nesta sexta-feira (19/09), na 7ª edição do projeto MPAM Acolhe, com o tema “Inclusão para Pessoas com Deficiência”.
Realizado via Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o encontro ocorreu no auditório Gebes de Melo Medeiros e reuniu representantes de entidades, familiares, lideranças sociais e interessados no debate sobre o fortalecimento da cidadania e das políticas públicas para esse segmento.
A roda de conversa foi conduzida pelo promotor Vítor Fonsêca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid); pela promotora Aurely Freitas Germano Penha, chefe do Ceaf; e pelo promotor Paulo Stélio Sabbá Guimarães.
Durante a atividade, foram discutidas denúncias, desafios e propostas de cooperação para ampliar a atuação do MPAM em defesa da inclusão. A Ouvidoria-Geral também esteve presente para receber possíveis denúncias relacionadas à violação dos direitos das pessoas com deficiência.
“O Ministério Público atua em diversas frentes de proteção às pessoas com deficiência, desde a acessibilidade urbana até o combate ao capacitismo, passando pelas áreas da saúde, educação e infância. Trabalhamos em rede, de forma coletiva, mas também atuamos em casos individuais sempre que há risco ou violação de direitos. O ‘MPAM Acolhe’ é uma prova de que estamos de portas abertas para escutar, dialogar e agir em defesa da dignidade humana”, destacou o promotor Vítor Fonsêca.
MPAM Acolhe
Com o objetivo de estreitar a relação entre o órgão e a população, o MPAM Acolhe é um projeto que promove, mensalmente, encontros temáticos para debater assuntos sensíveis à comunidade amazonense, recebendo representantes da sociedade civil, de órgãos públicos, profissionais e coordenadores de projetos sociais para um diálogo aberto com membros do Ministério Público do Amazonas.
Texto: Sharline Freire
Foto: Ulisses Farias