CEAF: Projeto MP nas Escolas terá implantação gradativa


Lançado no dia 15 de março de 2011 em solenidade realizada no auditório Procurador Geral Carlos Alberto Bandeira de Melo, na sede do Ministério Público, o Projeto MP nas Escolas pretende, dentro de um mês, promover atividades de cunho educacional com estudantes de escolas públicas e particulares do Amazonas.

O projeto partiu do Procurador-Geral de Justiça Francisco Cruz em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP (CEAF) e vai levar o Ministério Público do Estado do Amazonas para dentro das instituições de ensino, apresentando para os alunos e professores, por meio de palestras ministradas por Procuradores e Promotores, o que é essa entidade ministerial, suas atribuições e sua missão, expostas no Artigo 127 da Constituição Federal, ou seja, contemplar a sociedade com exercícios de educação que informem sobre cidadania e seus direitos.

A 1ª Etapa do projeto contemplou o lançamento e a inscrição das instituições de ensino, a 2ª etapa está em fase de elaboração, que é a viabilização de visitas às escolas levando conhecimento educacional por meio da cartilha do Projeto. "Estamos finalizando a confecção da cartilha com o conteúdo do Ministério Público, que teve como principal contribuidor o Promotor de Justiça Aguinelo Balbi. Posteriormente, iremos compor o calendário de visitas às escolas, e logo em seguida vamos por o Projeto em prática. O prazo é que se inicie é em um mês", disse o Chefe do CEAF, Promotor de Justiça Nasser Abrahim Nasser Netto.

A abertura do Projeto contou com a presença do PGJ, Francisco Cruz, do Secretário de Estado de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim, do Chefe do CEAF, Dr. Nasser Abrahim Nasser, da Procuradora de Justiça Noeme Tobias de Souza, que é também Ouvidora-Geral do Ministério Público, da Promotora de Justiça Silvana Nobre, também coordenadora do Projeto de Combate a Corrupção no Amazonas, e cerca de 250 professores e gestores de escolas públicas estaduais e particulares do Estado. Ao todo foram 157 instituições de ensino inscritas, e todas foram selecionadas para participar.

O Projeto MP nas Escolas terá também como parceiro o Projeto de Combate à Corrupção do Amazonas, promovido pela Promotora de Justiça Silvana Nobre. "Iremos convidar diversos Procuradores e Promotores para participar como palestrantes nas escolas. Alguns são o Dr. Públio Caio, a Dra. Noeme Tobias de Souza, que também é Ouvidora-Geral, o Dr. Aguinelo Balbi, a Dra. Vania, o Dr. Luciano Toledo, a Dra. Lucíola Valois, entre outros", afirmou o Dr. Nasser Abrahim Nasser. Segundo ele o projeto pretende ainda estender suas ações. "Foram muitas escolas inscritas e para concentrar as ações vamos focar primeiramente turmas de 3º ano do Ensino Médio e escolas da capital, mas há a possibilidade de extender as atividades para outras séries e para escolas do interior".