Mais quatro escolas aumentam índices de vacinação pelo projeto “Juntos Pela Vida” do MPAM

JuntosPelaVida03JunhoSelo 6c417

Auditoria de escolas aconteceu na sede do MPAM, nesta segunda-feira (3)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da coordenação do projeto “Juntos Pela Vida”, realizou a auditoria de quatro escolas da zona rural de Manaus, na manhã desta segunda-feira (03/06), para avaliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.

Foram auditadas as escolas municipais São Lázaro da Costa, do Jatuarana; Ruy Barbosa, da comunidade Nova Canaã; São Francisco, da Costa do Tapocal, e Luís Alberto Castelo, da comunidade São Francisco do Caramuri. Elas atingiram o índice de alunos vacinados de 96%; 85,71%; 96% e 87,05%, respectivamente.

Até o momento, 18 escolas localizadas nos rios Negro e Amazonas participaram da auditoria e foram classificadas como aptas a receber o Selo “Juntos Pela Vida” por alcançarem a cobertura vacinal superior a 80% de vacinas contidas no Programa Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com a coordenadora de Educação da Divisão Distrital da Zona Rural de Manaus, Mauricéia Sena de Azevedo, é imensa a satisfação de participar do projeto. “O maior desafio da nossa área é que o barco da Secretaria de Saúde, que realiza a imunização, faz a visita às escolas apenas uma vez por mês. Então, quando tem a visita, existe uma grande mobilização dos gestores, professores e responsáveis para vacinar a maior quantidade possível de alunos, atingindo o percentual de vacinação, colocando em dia a saúde de nossos alunos”, afirmou.

Ao final da auditoria, a gestora da Escola Municipal São Lázaro, Ioná Vieira Coimbra, comentou sobre a importância da formação de parcerias para atingir o percentual de vacinação: “Para alcançar a taxa de 96%, foi fundamental realizarmos a parceria com outros órgãos da prefeitura, por meio de palestras educacionais e com a disponibilização da UBS fluvial. Chegamos nos pais dessas crianças e, no final, conseguimos alcançar o objetivo”, comentou a gestora.

JPV03Junho 3491b

Sobre o Projeto Juntos Pela Vida

O projeto é idealizado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) com reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e tem como objetivo alcançar uma meta mínima de imunização de 80% dos estudantes matriculados, conforme o Calendário do Programa Nacional de Imunizações, incluindo a vacina contra a Covid-19.

O projeto existe desde 2022 e já envolve mais de 13 mil alunos em dia com a vacinação, graças às adesões de diversas instituições, como as Escolas da Polícia Militar do Amazonas, escolas privadas, rede estadual e municipal.

Texto e foto: Ramon Oliveira