MPAM apresenta Projeto Juntos Pela Vida ao Colégio Militar de Manaus e Unidades Socioeducativas para menores infratores

JuntosPelaVida 80baa

O Projeto busca adesão de novos parceiros e aumento da cobertura vacinal de estudantes

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Coordenação do Projeto Juntos Pela Vida, realizou na última quinta-feira, 11/04, uma reunião de apresentação do Projeto para o Comandante do Colégio Militar de Manaus - CMM, Coronel Alexandre Magno e representantes de 5 unidades de Centros Socioeducativos estaduais para adolescentes em conflito com a lei. O evento ocorreu no auditório Gebes de Mello Medeiros, na Sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

A Coordenadora do Projeto e Procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), expôs aos presentes o objetivo do Projeto e quais as etapas necessárias para que a unidade educacional receba o Selo Juntos Pela Vida e certificação de 80%, no mínimo, dos alunos imunizados contra a Covid-19 e demais influenzas.

Esse Projeto se propõe muito nessa diretriz da conscientização. Os pais que não desejam vacinar seus filhos são encaminhados pelos gestores ao Conselho Tutelar, que conversa com esses pais e toma as devidas providências. Falta de vacina é uma negligência, que se entende como uma ausência de garantia do direito à saúde daquela criança. Cabe ao Ministério Público fiscalizar a vacinação, em prol da saúde coletiva, garantindo um ambiente escolar seguro. Por isso o objetivo do Projeto é promover a conscientização”, explicou a Procuradora de Justiça.

Durante a reunião, foram relembradas estratégias de gestores que já aderiram anteriormente ao Juntos Pela Vida, de incentivo da vacinação aos estudantes. Dentre essas estratégias se destacam gincanas entre turmas, feiras científicas, campeonatos de futebol e outras maneiras criativas de atrair a atenção do público infantojuvenil à importância da vacinação.

Sobre o Projeto Juntos Pela Vida

O Ministério Público do Amazonas atua ativamente estimulando a imunização de crianças e adolescentes por meio do Projeto Juntos Pela Vida, que promove uma parceria com as escolas da capital e interior, estabelecendo uma meta mínima de imunização de 80% dos estudantes matriculados de até 18 anos, considerando o Calendário do Programa Nacional de Imunizações, incluída a vacina contra a Covid-19. O Projeto já conta com mais de 13 mil alunos em dia com a vacinação, graças às adesões das Escolas da Polícia Militar do Amazonas, escolas privadas, rede estadual e municipal, creches, unidades educacionais do interior, etc. O Juntos Pela Vida completa 3 anos de existência e já certificou mais de 60 unidades de ensino da capital e interior do Amazonas. Confira mais informações e notícias sobre o Juntos Pela Vida na página do projeto.