Escolas da Capital recebem selo de certificação do “Juntos Pela Vida"

JUNTOS30.09 a2a50

Programa do Ministério Público do Amazonas estimula a vacinação infantojuvenil destacando as instituições de ensino com 80% ou mais de alunos vacinados

Em cerimônia realizada hoje (30/09), no auditório Gebes de Melo Medeiros, duas escolas de Manaus receberam o Selo de participação no programa de estímulo à vacinação infantojuvenil, “Juntos Pela Vida”. A certificação é concedida às escolas participantes do projeto, concebido pelos centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (CAO PDC) e da Infância e Juventude (CAO IJ), em reconhecimento ao alcance do índice de vacinação de alunos igual ou superior a 80%. A Escola Municipal Canaã II, da Zona Rural Ribeirinha, foi a primeira a obter a certificação, seguida pela Escola Municipal Elcy Mesquita Lima, do bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus.

A cerimônia foi aberta pelo Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e reuniu representantes das secretarias de Estado de Saúde (SES), Educação (Seduc) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS/AM, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselhos Tutelares e do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“Quero destacar a qualidade do trabalho desenvolvido pela Dra. Silvana Nobre e Dra. Romina Carvalho, à frente desse projeto, lembrando que a marca da minha gestão tem sido o reconhecimento à atuação de cada membro do Ministério Público Amazonense. Como PGJ, entendo que o chefe do órgão deve servir de instrumento para viabilizar a realização do melhor trabalho ministerial, considerando, sempre, que, como cristãos, todos somos fonte de luz e vida uns para com os outros”, declarou o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas.

mosaicojuntos 6b2b5

Até o momento, 240 escolas se inscreveram e algumas já estão habilitadas para segunda fase, passando à análise dos documentos. A expectativa é de que mais escolas atinjam o mínimo de 80% de alunos vacinados e recebam o selo até o fim deste ano.

A Escola Canaã II é uma das 84 escolas que fazem parte da DDZ Norte da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Segundo a professora Mauricélia Sena, assessora de Assuntos Complementares da DDZ Norte, há uma resistência à vacina contra a Covid-19, que precisa ser vencida. “Estamos trabalhando junto aos gestores de cada uma dessas escolas, inclusive as quatro indígenas, para que eles atuem junto à comunidade escolar, buscando conscientizar os pais e responsáveis acerca da importância da vacinação para o bem-estar e saúde de nossas crianças e adolescentes”.

A Procuradora de Justiça e Coordenadora do CAO-PDC, Silvana Nobre, destacou a organização das escolas na apresentação da documentação exigida para a certificação por meio do selo “Juntos pela Vida”.

“Um trabalho belíssimo! Não estão mais escolas aqui, hoje, devido a uma ou outra vacina que estava faltando. A exemplo disso, a HPV, que não havia aplicação da segunda dose. Acreditamos que seja esquecimento dos pais, porque quando você é contra, não se dá nem a primeira. Se está faltando a segunda, é esquecimento. Vamos fazer um esforço para chamar os pais para vacinar e conversar”, disse a Procuradora de Justiça, enaltecendo que existe um grande esforço para que as crianças completem o ciclo vacinal, conforme idade adequada.

O Projeto, segundo a Promotora de Justiça e Coordenadora do CAO-IJ, Romina Carvalho, se concretiza pela parceria estabelecida em defesa da saúde infantojuvenil, com esforço empreendido a fim de ampliar a vacinação em todo Amazonas.

“Agradeço a presença de todos, são nossos parceiros e hoje os nossos acolhidos nesta Casa Ministerial. É muito importante um ambiente seguro em nossa sociedade e isso se faz com a vacinação. O Projeto ‘Juntos pela Vida’ já é referência nacional e passou a ser inspiração para outros em todo o estado Brasileiro,” declarou a Coordenadora do CAO-IJ.