Consciência Reciclável

foto_escolhida

Manaus, 23 de fevereiro de 2010 - Ontem (22) pela manhã, o gestor integrante da comissão do Programa Ambiente Legal do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), Edson Mendes, do Setor de Patrimônio e Material, acompanhou o processo da coleta seletiva da Instituição que vem ocorrendo desde julho do ano passado. Este projeto é parte das várias realizações do Programa Ambiente Legal do MPE, que já implementou, dentre outras coisas, a arborização do estacionamento da sede e a criação da praça do MPE.

Na primeira etapa do processo da coleta seletiva, ainda no MPE, o material reciclável (papel) é separado adequadamente, para não ser contaminado com outros resíduos, sendo recolhido às segundas-feiras pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), que encaminha o material para a Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis de Manaus – Aliança.

Na Associação Aliança, os catadores separam, pesam, prensam o material para vendê-lo às empresas que trabalham com reciclagem. Segundo a Presidente da Aliança, Alcineia Cunha, 12 (doze) famílias sobrevivem deste recurso, sendo a média da renda mensal de cada família cerca de R$ 700 por mês.

De acordo com o chefe da Semulsp, Luiz Paz, que coordenou o processo da coleta, são recolhidos por semana cerca de 120 kg de papel, totalizando uma média de 480 kg por mês. Ele ressaltou a importância do trabalho que o MPE está realizando: “O MP está de parabéns pela iniciativa de colaborar com a coleta seletiva, gerando, desta forma, um bem incalculável ao meio ambiente e à saúde pública”.

 

Ariane Rocha - AIDC