Reunião de acompanhamento e fiscalização dos preparativos para a Copa do Mundo de futebol 2014

Manaus, 12 de fevereiro de 2010 - O Ministério Público do Estado (MPE/AM), o Ministério Público Federal (MPF) e representantes do Governo do Estado e do Município se reuniram ontem (11/02) no Plenário da Procuradoria-Geral de Justiça, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar os preparativos para a Copa do Mundo futebol 2014, abordando o ponto polêmico da estação final do Monotrilho.

Na reunião, os órgãos entraram em consenso de que é viável, do ponto de vista histórico- cultural, a chegada do monotrilho até a área do Colégio Dom Bosco e não até a praça da Matriz, como anteriormente projetado, embasados na argumentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de ambiência e de resguardo do patrimônio histórico da Matriz e de seu entorno, que seriam significativamente alterados.

O Procurador da República Athayde Ribeiro Costa observou que, confirmada a alteração do traçado, haverá necessidade de adoção das medidas necessárias com relação ao processo licitatório do monotrilho em andamento, para fins de adequação do projeto básico.

As ponderações feitas pelos órgãos do MPF e MPE serão apresentadas aos chefes do Executivo Estadual e Municipal para fins de decisão político-administrativa. No dia 19 de fevereiro, o governo do Estado apresenta seu posicionamento, bem como a Prefeitura de Manaus.

 

Assessoria de Imprensa MPE/AM