Promotores do Interior participam de reunião com Procurador Geral de Justiça

     Nesta segunda-feira, 13, Promotores das comarcas do interior do Amazonas estiveram reunidos com o Procurador-Geral de Justiça Francisco Cruz, na sede do Ministério Público em Manaus. Também estiveram presentes ao encontro o Sub-Procurador para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Pedro Bezerra; a Sub-Procuradora para Assuntos Administrativos, Jussara Pordeus; o Corregedor Nicolau Libório, Jorge Damasceno, Secretário Geral e o Coordenador das Promotorias do Meio Ambiente, Doutor Mauro Veras.

     Além de fazer um balanço dos trabalhos realizados durante o ano, os promotores expuseram alguns problemas que dificultam a realização plena do exercícios de suas funções. Os integrantes da mesa ouviram as considerações e confirmaram a necessidade de nomear mais 16 Promotores, além de fornecer condições de trabalhos adequadas para o trabalho. "Vamos dotar todas as promotorias de todo o material necessário para o funcionamento adequado, dentro do que permite nosso orçamento", disse a Subprocuradora Jussara Pordeus. Ela também anunciou que já encaminhou um projeto de lei criando o Diário Oficial do Ministério Público, que será um espaço para publicações de portarias e atos, dentro do site do MP, que permitirá mais rapidez nas informações, e ainda da criação do Núcleo de Perícias que atenderá as promotorias da capital e do interior. Jussara confirmou também a parceria das prefeituras dos municípios no que se refere ao apoio com estagiários. " Temos um acordo com as prefeituras e os funcionários destacados para as promotorias recebem todos os benefícios devidos. Além disso, as prefeituras são reembolsadas dos salários pagos à esses colaboradores", concluiu.

     A reunião também serviu para definir as metas para 2011. Entre elas,a construção de bibliotecas municipais,em parceria com as Prefeituras Municipais e órgãos oficiais ligados à educação e a cultura. Outra meta importante a ser alcançada, senão erradicar, é reduzir ao máximo o número de amazonenses sem o registro de nascimento. Com a implementação do projeto “Registro de Nascimento é Cidadania”. “O registro da pessoa natural é a prova mínima da cidadania. Não se concebe um ser humano nascer em nosso estado e não possuir o registro. Vamos envidar esforços para dar dignidade aos nossos irmãos do interior, por meio de uma ação coordenada e dinâmica", afirmou o Procurador-Geral Francisco Cruz.