MPAM incentiva a atenção à saúde da mulher em Uarini
- Criado: Quarta, 30 Outubro 2019 18:01
- Publicado: Quarta, 30 Outubro 2019 18:01
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Uarini, inspecionou três unidades de saúde do município, o Hospital Regional Franco Lopes e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cesar Augusto Pinedo e Mário Lopes. As inspeções foram feitas no dia 25/10 e abrangeram as áreas de recursos humanos, estrutura física, equipamentos, instrumentos, transporte e serviços oferecidos à população. "A estrutura do hospital e UBSs, assim como os equipamentos estão em boas condições e limpos; não foi evidenciado falta de materiais e os medicamentos da farmácia estavam organizados e dentro do prazo de validade. O hospital com aproximadamente 15 anos, está bem preservado, sendo que ainda passará por futura manutenção para pintura". Avaliou o Promotor de Justiça Gustavo van der Laars, titular de Uarini.
No mês de agosto houve recomendação da Promotoria de Justiça para que a Secretaria Municipal de Saúde realizasse atividades continuas relacionadas ao Tema "Tolerância Zero para violência contra a mulher" (Agosto Lilás). Em Outubro (Rosa), o foco passa ser atenção à saúde da mulher. O engajamento dos órgãos alcançou as expectativas do Promotor de Justiça. Ao logo do mês de outubro, o combate ao câncer de útero e de mama foi tema de várias ações, desde uma caminhada de conscientização, distribuição de panfletos e palestras. Também foram incrementadas as coletas de material para exames preventivos foi realizada uma campanha com dias exclusivos para as mulheres da zona rural.
"A avaliação é positiva, pois, por indução do MPAM, houve uma continuidade na atenção sobre o tema relacionado à proteção da mulher que vem desde o mês de agosto (lilás) se estendendo até outubro (rosa), sendo que a Secretaria e órgãos de saúde pública acolheram a recomendação expedida pelo Ministério Público, visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância relacionadas à proteção e saúde da mulher ", disse o Promotor de Justiça.