MPAM abre 'Setembro Amarelo' com palestra sobre prevenção ao suicídio

WhatsApp Image 2019-09-18 at 10.42.02

'Suicídio: Mitos e Verdades' foi o tema da palestra que abriu o Setembro Amarelo no Ministério Público do Amazonas (MPAM). A mobilização interna entre os servidores coloriu de amarelo grande parte da plateia, presente sala do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), nesta quarta-feira, 18/9, em apoio ao mês dedicado ao tema.

O ciclo de palestras vai até o dia 20/9 e, no dia 23/9, será realizada uma discussão sobre o tema em formato de roda de conversa. As palestras ocorrerão na sala do Colégio de Procuradores e na sala do CEAF, no 4o. andar (de acordo com a programação), para Membros do MPAM e servidores. Estavam presentes à palestra, além dos servidores do órgão, o Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos Mauro Veras e a Promotora de Justiça Silvana Cavalcante.

O ciclo vai trazer para discussão temas relacionados aos mitos, verdades, comportamento humano e prevenção para um mal que tem crescido entre crianças, jovens adultos e faz parte da programação do órgão ministerial dentro do 'Setembro Amarelo', mês internacional de prevenção ao suicídio.

O evento, que tem ainda duas palestras e uma roda de conversa, tem a intenção de levantar as causas e discutir com especialistas a busca por soluções para o suicídio e é uma iniciativa do Ministério Público do Amazonas (MPAM) por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Palestra desta quarta-feira
A Palestrante de abertura foi Carolina Fernandes Ferreira, Psicóloga, Mestre em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e tem Formação em Treinamento de Habilidade em Terapia Comportamental Dialética.

"Hoje foi um dia que começou muito bem apesar de termos falado sobre um tema que acaba mobilizando bastante a gente que é falar sobre suicídio. Foi uma ótima oportunidade pra gente falar que nós não estamos sozinhos nesta vida, que a gente passa por dificuldades, que a gente tem problemas e o quanto a gente pode acolher as pessoas, nos darmos as mãos, e ajudar as pessoas que estão ao nosso redor, sejam colegas de trabalho ou pessoas da nossa família. A grande ideia do setembro amarelo é falar do suicídio no mesmo mote que a gente acaba falando de como lidar com as nossas emoções", disse a psicóloga Carolina Ferreira.

Programação do ciclo
Dia 19/9 (quinta-feira) - das 08h30 às 10h00.
Tema: Regulação Emocional.
Palestrante: Monique Vardi-Pinheiro é Psicóloga clínica com mais de 16 anos de experiência. Atuou como psicoterapeuta sênior no Departamento de Psiquiatria Comunitária da Infância e Adolescência e como avaliadora psiquiátrica no Hospital John Hopkins Bayview Medical Center em Baltimore (Estados Unidos). Fundadora da DBT Amazônia.
Local: Auditório do Colégio de Procuradores.

Dia 20/9 (sexta-feira) – das 08h30 às 10h00.
Tema: Prevenção do Suicídio Infantil.
Palestrante: Eliza do Amaral Ferreira Guimarães é Psicóloga e Mestre em Psicologia (UFAM), com atuação docente em Saúde Mental e atenção Psicossocial e pesquisa realizada com a temática do suicídio na infância. Possui experiência em serviço de alta complexidade de proteção à criança da rede Assistência Social em Manaus. Atuou também na rede de cuidados à saúde à pessoa com deficiência em Itacoatiara. Atua na área clínica com ênfase na Gestalt-Terapia com crianças.
Local: Auditório do Colégio de Procuradores.

Dia: 23/9 (segunda-feira) – das 14h30 às 16h00.
Roda de conversa sobre suicídio.
Local: Sala do CEAF – 4o. Andar.

Texto e Fotos: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM