MPAM participa do Fórum Nacional de Gestão do CNMP
- Criado: Quarta, 21 Agosto 2019 09:54
- Publicado: Quarta, 21 Agosto 2019 09:54
O Ministério Público do Amazonas está participando, com um grupo de gestores, da 2ª Reunião Ordinária de 2019 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP). O evento, que prossegue até esta quarta-feira, dia 21, começou ontem (20), no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília-DF. O MPAM enviou seis servidores e mais o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Mauro Veras.
O FNG/MP tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para o suporte às atividades-fim do Ministério Público brasileiro.
Assuntos como Gestão de Crise em Comunicação, Gestão de Riscos, alinhados com o Plano Estratégico Nacional dos MPs brasileiros, estão sendo debatidos nas diversas áreas de atuação da equipe. Estão participando do encontro servidores das áreas de Tecnologia da Informação, Planejamento, Financeiro, Recursos Humanos, Administração e Comunicação.
A reunião foi aberta pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Caixeta. Ele destacou que, para um bom desempenho da atividade-fim do Ministério Público, é fundamental que a área-meio esteja muito bem organizada e estruturada a fim de levar a melhor prestação de serviço possível à sociedade. “O FNG/MP busca integrar as atividades administrativas dentro da ideia de unidade do MP para dar concretude aos princípios constitucionais da administração pública. Por isso, é uma honra e felicidade estar aqui”, falou.
O conselheiro também ressaltou como o FNG/MP foi fundamental para a elaboração do novo Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP 2020-2029), que será lançado, nos dias 22 e 23 de agosto, durante o 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. “Todos aqui presentes são responsáveis e artífices da produção deste documento, pois foi uma obra de construção coletiva, com a participação de membros e servidores de todos os ramos e unidades do MP brasileiro. É um feito realmente digno de registro”, afirmou.
Por sua vez, a secretária-geral do CNMP, Cristina Melo, disse que o FNG/MP oferece mais do que discussões temáticas e específicas sobre pontos predefinidos e desafiadores no dia a dia. “Há aqui um esforço cooperativo muito evidente, inegável e premente na obtenção de um fim comum, que é o interesse público. E isso não é nada além do que a sociedade clama de nós”, afirmou.
Cristina Melo prosseguiu dizendo que “nesta oportunidade, o Ministério Público brasileiro reúne-se para reverenciar seu papel constitucional, que advém da expressão legítima popular definida outrora, em momento de reflexão e prestação de contas para que possamos sempre ajustar a rota conforme os desafios e limites (inclusive orçamentários) que surgem no dia a dia”.
Já o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Antônio Spencer, falou que o trabalho do FNG/MP é muito importante, pois a atividade-meio é imprescindível para manter as estruturas das instituições democráticas funcionando para atender o cidadão. “Como servidor do Poder Executivo, fico feliz de participar deste debate, pois os diferentes poderes e níveis da federação devem trabalhar em conjunto para que aprendam com os outros e troquem as melhores práticas, o que é fundamental para dar o retorno que a sociedade espera de nós”, finalizou.Após a abertura, Paulo Antônio Spencer ministrou a palestra “O Futuro da Gestão Pública”. Logo depois, o procurador do Trabalho e coordenador-geral do FNG/MP, Carlos Eduardo de Andrade, conduziu a Plenária de nivelamento dos comitês.
As atividades prosseguem durante toda a tarde com a reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS) e dos comitês de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Estratégica, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação. Na quarta-feira, pela manhã, as reuniões temáticas continuam e, à tarde, serão apresentados os trabalhos e as deliberações finais.
Texto: ASCOM MPAM com informações da Secretaria de Comunicação Social do CNMP
Foto: Caroline Silva - SCS CNMP