Ministério Público homenageia Promotores recém aposentados

DSC 0157

A despedida dos Promotores de Justiça Izabel Christina Chrisóstomo e Ronaldo Andrade, que passaram para o quadro de Inativos na semana passada, foi marcada, de um lado, por boas recordações e sentimento de dever cumprido e, de outro, por respeito e admiração. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 08 de agosto, sete dias após a aposentadoria dos Promotores. "Nesse cargo em que estou é comum discursar em várias solenidades, mas, vindo pra cá, hoje, percebi o quanto seria difícil para mim falar nessa solenidade, porque ela remete a muita emoção, a um sentimento que não é tão bom, que é a tristeza que a despedida traz. Mas, por outro lado, também é um momento importante, de recomeço, para vocês dois. E é sobre esse recomeço que eu quero falar", disse a Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque.
A agora Promotora aposentada Izabel Chrisóstomo ingressou no MPAM em 14 de novembro de 1989. Em seu discurso de despedida, ela lembrou de casos pitorescos ocorridos em seus 28 anos de MP, como ter sido auxiliada, ao subir em uma rampa de um barco regional por um homem que havia sido denunciado por ela, a quem ela perguntou se "havia tomado vergonha". A aposentada declarou seu amor ao MP e disse que quem está na Casa, seja servidor ou Membro, deve amá-la. "Continue ensinando às pessoas como me ensinou. Seja muito feliz com sua família e realize muitas coisas as em sua vida", declarou o Técnico Jurídico Cristiano Machado Lacerda Faria, que trabalhava com a Promotora. O Promotor aposentado Ronaldo Andrade ingressou no MPAM em 30 de julho de 1991, depois de exercer o oficialato no Exército Brasileiro. Ele disse deixar o MP um pouco antes do que planejava, para cuidar da saúde. O aposentado disse que "combateu o bom combate", e que, se não fez mais em seu tempo como Membro do MP foi porque isso estava "além de suas forças".
"A jornada de vocês foi muito bonita e continuará sendo. Eu conheci o Ronaldo em uma eleição que estávamos realizando na antiga sede do MP, na 24 de Maio. Sempre fomos distantes, mas, naquele dia nos aproximamos, trocamos ideias, falamos dos nossos sonhos, do que pretendíamos. Desde ali, Ronaldo, eu passei a te admirar", relatou o Procurador de Justiça Adelton Matos.
Izabel Chrisóstomo se aposentou à frente 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e Ronaldo Andrade como titular da 78ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público.

 

HOMENAGEM PROMOTORES

Texto: Alessandro Malveira - ASCOM MPAM

Fotos: Hiraílton Gomes - ASCOM MPAM