PGJ Leda Mara Nascimento Albuquerque recebe Medalha de Ouro Cidade de Manaus

DSC 0332

A Procuradora-Geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, recebeu, nesta sexta-feira, 2/8, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à capital amazonense. A Medalha foi concedida após Propositura dos vereadores Joelson Silva (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Manaus e Amauri Colares (PRB), aprovada pelos 41 parlamentares municipais em plenário.
Em seu discurso de agradecimento, a PGJ destacou, mais que seus próprios méritos, a atuação do atual Ouvidor-geral do MPAM, Procurador de Justiça Nicolau Libório, que, para ela, foi inspirador dentro da carreira ministerial, lembrou dos tempos de academia, dos amigos e exaltou a convivência com a família, de quem se desculpou por estar ausente para atuar em prol da Justiça no Amazonas. E terminou se colocando à disposição para o trabalho profícuo de manutenção da Justiça dentro dos preceitos do MPAM.

Em seu discurso, a Procuradora-Geral agradeceu àqueles que a ajudaram no decorrer de sua carreira, não somente no Ministério Público, mas desde o começo da caminhada profissional. Confira um trecho do discurso:

“Em Manaus, tenho representadas todas as etapas de minha vida, desde minha passagem pela polícia civil, como delegada, com atuação no combate a violência intrafamiliar, passando pela Universidade Federal do Amazonas, onde exerço o magistério superior, desde 1992, até chegar ao Ministério Público, onde ingressei em 1996. Recebo essa comenda, hoje, mas é imperativo dizer que ela não é só minha. Quem recebe são as instituições as quais servi, as pessoas que me ajudaram na longa e estimulante caminhada. A minha instituição, o Ministério Público, a quem presto devoção, pelo muito que aprendi, pelas vitórias alcançadas, mas acima de qualquer conquista pessoal, pelo muito que pude fazer ao próximo como instrumento a reverberar as boas práticas dos grandes homens e mulheres que pelo parquet amazonense passaram. É gratificante, após décadas de trabalho, continuar sentindo prazer de fazer o melhor pra sociedade na prestação do labor que confere vida digna a homens e mulheres da nossa cidade e do nosso estado. A honraria que recebo, na casa do povo, dos representantes legítimos do povo, irradia em todos nós, membros e servidores do MPAM, o estímulo e a vontade redobrada de fazer o bem, de acudir a quem nada tem de seu, de efetivar justiça social, onde a primazia dos benefícios, sem dúvida, pertence aos mais necessitados”

Saudação dos parlamentares
Os vereadores que propuseram a concessão da comenda manifestaram grande admiração pelo trabalho desenvolvido por Leda Mara desde e a década de 1990, como Delegada de Polícia, Professora de Direito e membro do Ministério Público. Para os parlamentares, a Procuradora-Geral merece a homenagem não apenas pela qualidade técnica de sua atuação profissional, mas pelo forte sentido humano que, para eles, marca o trabalho de Leda Mara.
"Pra mim foi um privilégio fazer essa homenagem à Doutora Leda pela história que ela tem de serviços prestados à cidade de Manaus e ao estado do Amazonas, junto ao Ministério Público. É uma pessoa muito querida por todos que desenvolve um trabalho há muitos anos com muita dedicação, envolvida em temas das mulheres, como o feminicídio, temas ligados à criança e ao adolescente, sempre participando de debates muito relevantes para a nossa sociedade", destacou o parlamentar Joelson Silva.
"O trabalho da doutora Leda voltado ao direito das mulheres e da criança e adolescente é de extrema importância. Eu sempre a admirei pelo trabalho dela na faculdade e também, ultimamente, com a situação em Brumadinho-MG, ela chamou as autoridades, imediatamente, para que tomássemos medidas para evitar eventos daquela natureza. Uma grande amazonense que é, manauara, e uma pessoa que precisa receber esse reconhecimento", declarou o vereador Amauri Colares.

DSC 0528

Familiares e autoridades
Na homenagem, a Procuradora-Geral esteve cercada dos familiares mais próximos, entre eles estavam presentes o pai da Procuradora-Geral, o Juiz de Direito aposentado Luiz Albuquerque, o esposo João Pedro, os filhos Igor e Yuri, e o irmão, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Juiz Luis Albuquerque.

A Câmara Municipal recebeu também uma comitiva de Membros e servidores do MPAM. Prestigiaram a PGJ o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Carlos Fábio Braga Monteiro, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Mauro Veras, o Secretário-Geral do MPAM, Promotor de Justiça Alberto Nascimento, o presidente da Associação do Ministério Público do Amazonas, Promotor de Justiça Lauro Tavares da Silva, os Promotores de Justiça Reinaldo Nery, Vicente Borges, Jefferson Neves, Márcio Borges, André Seffair, Christianne Corrêa, Cley Martins, Wandete Oliveira Netto, o diretor-geral do MPAM José Alberto, além de diretores e chefes de seções.
De outros órgãos, compareceram o presidente do TJAM em exercício, Desembargador Wellington Araújo, o presidente do TRE, Desembargador João Simões, a Desembargadora Joana Meireles, o Procurador da República Edmilson da Costa Barreiros, o presidente da ALEAM, deputado estadual Josué Neto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, a Diretora da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), Maria Fernanda Monteiro dos Santos, e o Procurador-Geral do Município Rafael Albuquerque Oliveira.

Design sem nome1

Sobre a PGJ
Leda Mara Albuquerque é amazonense, nascida em Manaus, em 5 de Julho de 1965. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988), foi Delegada de Polícia com atuação na delegacia da mulher (93/95), é professora universitária da UFAM, Mestre em Direito e Políticas Públicas (CEUB/ 2008), ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996. É Promotora de Justiça há 22 anos, atuando inicialmente na Comarca de Parintins (1996) e, já na capital, assumindo a titularidade da 7ª Promotoria de Justiça com atuação junto à 4ª Vara Criminal. Também exerceu atividades no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPAM e os cargos de Secretária-Geral e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (2014/2018).

Assista, na íntegra, à Reunião Solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Manaus. Clique aqui.

Matéria atualizada às 20h38 com informações suplementares.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior - ASCOM MPAM
Fotos: Hirailton Gomes - ASCOM MPAM