MPAM realiza inspeção em Hospital Jofre Cohem, em Parintins
- Criado: Terça, 23 Julho 2019 19:37
- Publicado: Terça, 23 Julho 2019 19:37
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por intermédio da titular da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (54ª PRODHSP), realizou, na manhã desta terça-feira (23), inspeção no Hospital e Pronto Socorro Jofre Cohen, em Parintins, no interesse do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre os Ministérios Públicos Estadual e Federal para garantir o atendimento materno infantil na capital e interior do estado. A inspeção foi realizada pela titular da 54ª PJ, Promotora de Justiça Cláudia Câmara. A promotora informou, em seu relatório, a instalação de alguns equipamentos novos oriundos do trabalho realizado pela equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SUSAM), durante o Festival Folclórico de Parintins, no último fim-de-semana de Junho passado. Ela foi recebida pelos diretores Joseane Mascarenhas Lima (Geral) e Paulo Roberto Pires de Souza (clínico), foto acima.
No relatório, a promotora descreve que foram instaladas 4 Unidades de Cuidados Intensivos (UCIs), leitos para pacientes adultos, como todos os equipamentos anunciados pela SUSAM, tais como: bomba de infusão, monitores cardíacos, ventilador mecânico, carrinho de emergência. Médicos clínico geral, cirurgião geral, anestesista, obstetra, neonatologista e cardiologista, assim como fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social e farmacêutico, estavam presentes. Equipamentos de ultrassonografia, eletrocardiograma, laboratório clínico 24h, mamografia e Raio-X estavam funcionando. A Unidade, assim constatou a promotora, possui respirador portátil para transporte.
"Anteriormente, a Susam montava essa estrutura apenas para o período do Festival Folclórico e depois desmontava. Esse ano tudo foi incorporado aos serviços do hospital", disse Cláudia Câmara. As melhorias registradas na Inspeção do MPAM foram previstas no TAC em dezembro de 2018 com melhorias no atendimento nas maternidades de Manaus, Tabatinga, Parintins e Tefé. O Termo prevê o reordenamento estruturado das unidades e serviços ofertados às mulheres gestantes e bebês recém-nascidos.