MPAM inspeciona Unidade Prisional do Semiaberto Feminina

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), pela 23ª Promotoria de Justiça de Execução Penal, realizou inspeção trimestral do Conselho nacional do Ministério Público (CNMP na Unidade Prisional do Semiaberto Feminina, localizada na Avenida Codajás, no Bairro Cachoeirinha, zona Centro Sul de Manaus. A titular da 23ªPJ, Carla Santos Guedes Gonzaga, foi acompanhada no procedimento por seis dos novos Promotores de Justiça Substitutos.
"Fomos recebidos pela diretora da unidade, Suely Borges, que mostrou as dependências do estabelecimento, explicou seu funcionamento e esclareceu que no local também funciona a unidade do regime aberto. Os serviços oferecidos pela unidade são importantes instrumentos de reintegração e ressocialização das apenadas", avaliou a Promotora.
Na inspeção foi constatado que 113 apenadas do sistema semiaberto são monitoradas eletronicamente por meio de tornozeleiras eletrônicas.
As reeducandas podem participar de cursos profissionalizantes oferecidos pelos Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e têm oportunidade, por meio do serviço social da unidade, de obter documentos de identificação e a Carteiras de Trabalho. As internas que desejem também podem ser encaminhadas ao mercado de trabalho, por um convênio com o Sistema Nacional de Empregos (Sine Manaus).