MPAM participa da celebração dos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente na ALE-AM
- Criado: Quarta, 26 Junho 2019 10:51
- Publicado: Quarta, 26 Junho 2019 10:51
O Ministério Público do Amazonas, na pessoa do Procurador de Justiça Público Caio Bessa Cirino, participou, nesta terça-feira, 25/06, da sessão especial em comemoração aos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. De iniciativa da deputada estadual Therezinha Ruiz, o evento prestou homenagens a autoridades e convidados que atuam em prol das crianças e adolescentes, no plenário Ruy Araújo. Dentre as 17 pessoas homenageadas, destacam-se, além do Procurador de Justiça, as promotoras de Justiça da Infância e Juventude, Nilda Silva de Souza e Vânia Mara Marinho.
Como representante da Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, o Procurador de Justiça Públio Caio Bessa Cirino se disse emocionado com o evento, destacando a importância de se fazer coisas simples com grandiosidade, conforme preconiza o filósofo Teilhard de Chardin. Tendo atuado por 23 anos na área da infância e juventude, o Procurador de Justiça lembrou o esforço do seleto grupo presente àquela sessão para mobilizar a sociedade em defesa dos meninos e meninas de rua.
“Somos os desbravadores dessa luta, já não atuo na área, mas vejo que o nosso trabalho começa a dar frutos. Novas lideranças estão aí, Vânia, Nilda, conselheiros tutelares dando seu sangue e suor em prol dessa luta. Muita coisa mudou sim, ainda há muito a fazer, mas acredito no Brasil e espero, que um dia, as crianças todas do nosso Estado possam sentir saudade da infância, como Casimiro de Abreu e nós mesmos temos da nossa, porque lembrança de coisa ruim não é saudade… Não perdi o compromisso com essa causa!,” reiterou Públio Caio Bessa Cirino.
Os homenageados
A vice-presidente do Conselho Estadual e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, respectivamente, Alcione Reis e Tomaso Lombardi, receberam placas comemorativas, das mãos da deputada federal conceição Sampaio e da deputada estadual autora da propositura, Therezinha Ruiz.
Os certificados foram entregues pelos deputados estaduais Sinésio Campos e Therezinha Ruiz a 15 homenageados, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol dos direitos e interesses das crianças e adolescentes no Amazonas: Perina Fátima Aguiar Costa, Maria Eliana Mendes Aiden, Gecilda Albano Peçanha, Maria de Nazaré Andrade, em memória, Lucimar de Souza Wel, Rebeca de Mendonça Lima, Sílvio Romano Benjamin Júnior, Joice Coelho Viana, Maria das Graças Silva, Paulo Afonso Sampaio de Lima, Público Caio Bessa Cirino, Nilda Silva de Souza, Vânia Maria Marques Marinho, Tandra Pessoa de Sena e Maria das Graças Prola.
Texto: Milene Miranda – ASCOM MPAM