Novos Promotores tomam posse nesta sexta-feira (14)

DSC 0850

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) dá posse, nesta sexta-feira (14), a nove novos Promotores de Justiça, todos candidatos aprovados no concurso público homologado em 2016. A solenidade acontece às 16h no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo. A convocação dá cumprimento ao plano da Procuradoria-Geral de Justiça de estruturar e fortalecer a atuação do MPAM no interior do Amazonas. "A ideia é crescer, a ideia é fazer com que, em cada comarca, a estrutura do Ministério Público seja própria e suficiente para que o serviço à sociedade seja bem prestado, cumprindo o papel ministerial. Estamos muito felizes com a chegada dos novos promotores, que estava dependendo apenas dos ajustes no planejamento orçamentário", declarou a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque.

Com a posse dos novos promotores de Justiça, o MPAM passa a oferecer atendimento nos 61 municípios do interior do Amazonas, por meio de 72 promotorias de Justiça instaladas, das quais 63 estão preenchidas e 9, funcionam mediante ampliação de atribuições. Na Capital, o MPAM possui 106 promotorias de Justiça instaladas.

Lotação e preparação dos novos membros

Os convocados assumem o cargo de Promotor de Justiça Substituto, que constitui o grau inicial da carreira, a ser ocupado por membro do Ministério Público em estágio probatório. Pelo período de dois anos, eles exercem suas atribuições em promotorias de Justiça que funcionam junto a comarcas de Entrância Inicial. Ainda nesse período, os promotores de Justiça substitutos são submetidos ao Estágio de Adaptação, período de treinamento no qual, sob orientação de promotores da Capital e supervisão da Corregedoria-Geral, atuam, obrigatoriamente, junto ao Tribunal do Júri, às Varas Criminais, de Família, da Infância e da Juventude e, sendo possível, nas demais áreas de atuação do Ministério Público.

Os novos promotores de Justiça substitutos e suas respectivas destinações são: Sylvio Henrique Lorena Duque Estrada (2ª Promotoria de Tabatinga).Thiago Leão Bastos (Eirunepé), Jarla Ferraz Brito (Novo Aripuanã), Míriam Figueiredo da Silveira (Boca do Acre), Vinicius Ribeiro de Souza (2ª Promotoria de Manicoré), Caio Lucio Fenelon Assis Barros (Itamarati), Priscilla Carvalho Pini (Maraã), Gabriel Salvino Chagas do Nascimento (Apuí) e Bruno Batista da Silva (Tapauá).

As destinações foram definidas através de escolha, em reunião realizada no último dia 30 de maio, na sede do MPAM, em Manaus.