Consultor avalia alcance do Programa Recomeçar, na disputa do 16º Prêmio Innovare
- Criado: Quinta, 13 Junho 2019 16:30
- Publicado: Quinta, 13 Junho 2019 16:30
Inscrito na premiação deste ano, o Programa Recomeçar, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), recebeu, nesta quinta-feira, 13/06, visita do Consultor do Prêmio Innovare, Douglas Gomes da Silva. A visita faz parte da primeira etapa de avaliações deste concurso que visa a difusão de práticas para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Durante toda a manhã, o consultor fez entrevistas, conheceu as dependências e verificou o alcance do trabalho desenvolvido no programa, considerado de alta relevância e impacto social.
Coordenado pela Promotora de Justiça Silvana Ramos Cavalcanti, o Programa Recomeçar atua no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, bem como no atendimento de demandas ministeriais que visem assegurar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. “Assim como aprendemos com outras instituições que compartilham suas práticas, inscrevemos o Programa Recomeçar por acreditar que é uma prática que merece ser conhecida e ampliada”, avalia a Coordenadora Geral do Programa.
A visita do Consultor é a quarta etapa do processo de seleção e, no Recomeçar, foi acompanhada pela Pedagoga Tatiana Almeida. Foram apresentadas todas as etapas de atendimento do Programa, os instrumentos técnicos utilizados, dados estatísticos, parcerias já realizadas e os resultados obtidos ao longo dos quase 3 anos de existência do programa Recomeçar.
“A visita de avaliação é uma fase importante para que a organização do Prêmio conheça o cotidiano das práticas e verifique o alcance do trabalho. Essa etapa é fundamental para que todas as informações sobre a prática sejam coletadas e, também, para dar a conhecer as ações mais significativas e relevantes para a sociedade”, observa o consultor Douglas Gomes.
A partir das informações coletadas, os consultores preparam relatórios que subsidiam a avaliação da Comissão Julgadora, da qual fazem parte ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.
A equipe de consultores tem até 6 de julho para apresentar os relatórios das práticas no sistema. Em seguida, as práticas e os relatórios são submetidos à comissão de avaliação. O resultado da 16ª edição do Prêmio Innovare deve ser divulgado no próximo mês de setembro.
Este ano, concorrem ao Prêmio Innovare, 617 práticas inscritas. O tema é livre em todas as categorias e prevê um prêmio destaque para a iniciativa que tiver como principal propósito a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.
Texto: Milene Miranda - ASCOM MPAM
Foto: Acervo MPAM